Como me sair bem no Enem?

Além do planejamento e comprometimento nos estudos, participantes devem se atentar a alguns detalhes
Por Adriano Lesme

Internet pode auxiliar os estudantes na preparação para o Enem
Internet pode auxiliar os estudantes na preparação para o Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova com o maior número de participantes no Brasil. Geralmente, entre 7 e 9 milhões de brasileiros se inscrevem no Enem todos os anos para tentarem uma vaga, bolsa ou financiamento no ensino superior. Diante da importância da prova e da concorrência, sair bem no Enem é fundamental para a realização desses objetivos.

A preparação para as provas do Enem deve ser planejada e seguida com comprometimento e responsabilidade. Deixar os estudos para as últimas semanas não é uma boa atitude para sair bem nas provas do Enem, pois o conteúdo é extenso. O exame nacional cobra o que foi ensinado durante os três anos do ensino médio, ou seja, é inviável estudar toda a matriz de referência faltando poucos dias para o Enem.

Receita do sucesso

Sair bem no Enem ou vestibular não tem segredo: quanto antes iniciar os estudos, melhor será o seu desempenho. As inscrições para o Enem costumam começar em maio, cerca de cinco a seis meses antes das provas. A partir das inscrições já é possível elaborar um cronograma de estudos, separando o que deve ser estudado em cada dia. Reserve mais tempo para as disciplinas que tem mais dificuldade e, se possível, tire as dúvidas com seus professores.

Uma dica para auxiliar nos estudos é aproveitar os recursos oferecidos pela internet. No Brasil Escola, por exemplo, é possível resolver as provas anteriores do Enem, consultar a resolução comentada, praticar a redação, resolver o Simulado Enem, assistir videoaulas ao vivo e conferir dicas valiosas dos professores. Além disso, o conteúdo do Enem pode ser encontrado “mastigado” nos textos do Brasil Escola. Tudo isso de graça.

Antes e durante as provas

Até mesmo para os estudantes que fizeram uma boa preparação para o Enem, alguns cuidados devem ser tomados antes e durante as provas. A atenção principal é quanto aos enunciados das questões, que costumam ser grandes. O Enem é uma prova cansativa, com textos longos e cinco alternativas de respostas. Quem não dosar o tempo pode deixar questões em branco, mesmo tendo se preparado bem. Para superar isso e outros desafios do Enem, aqui vão algumas dicas:

- Leitura
Crie o hábito da leitura para não ser surpreendido com os longos textos do Enem.

- Simulados
Faça simulados do Enem para calcular quanto tempo gasta em cada área de conhecimento.

- Exercícios
Intercale os estudos com exercícios, pois a preparação física também pode te ajudar.

- Alongamentos
Alongue-se antes e durante as provas, isso ajuda a relaxar e aumenta a concentração.

- Horário
De nada adianta estudar, se chegar atrasado no dia do Enem. Por isso, é recomendável visitar antes o local da prova e conhecer o caminho.

- Roupas
Opte por uma vestimenta leve. A maioria das salas de prova do Enem não possui ventilador e ar-condicionado.

- Prioridades
Responda primeiro as questões das disciplinas que tem mais facilidade.

- Alimentação
Nos dias do Enem, opte por uma refeição leve e que não irrite o estômago.

- Banheiro
Vá ao banheiro antes das provas para não perder tempo na resolução das questões, mas hidrate-se durante as provas.

Esses detalhes podem ser o diferencial para sair bem no Enem. Seguindo essas dicas e se comprometendo nos estudos, com certeza você conseguirá um ótimo desempenho nas provas.