Topo
pesquisar
Em 23/10/2011 19h16, atualizado em 23/10/2011 19h18

Comentário Redação Enem 2011

Enem

Por Oficina do Estudante
PUBLICIDADE

Comentário:

Neste ano de 2011, a prova de redação do Enem inovou quanto à natureza temática: enquanto em anos anteriores, o tema de redação do Exame Nacional do Ensino Médio versou sobre assuntos tipicamente nacionais e/ou de cunho sócio-político (2010: O trabalho na construção da dignidade humana ; 2009: ?Qual é o efeito entre nós do ?eles são todos corruptos???), a prova deste ano exigiu que o aluno escrevesse sobre um assunto universal, pertencente à realidade, à vivência de qualquer país do mundo: a utilização, cada vez mais frequente, de redes sociais virtuais no processo de sociabilização.

Muito provavelmente, os jovens alunos que prestaram o exame não sentiram dificuldade de dissertar sobre o assunto, uma vez que a utilização de redes como Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras faz parte do cotidiano destes jovens há tempos. O enfoque proposto (os limites entre o público e o privado) levou o aluno a refletir sobre conceitos e valores relativos ao público, ao privado e/ou a linha tênue que pode separar (ou não) ambos.

Para tal tarefa, o aluno poderia discutir exemplos de experiências nas quais o que lhe privado é tornado público ? por ele próprio, muitas vezes ? através das redes sociais. Dentre algumas possibilidades de desenvolvimento dissertativo, o aluno poderia, constatando o sucesso das redes sociais no mundo todo, versar sobre o funcionamento das mesmas. O candidato poderia também refletir sobre o perfil dos usuários, bem como analisar os efeitos que a interação sócio-virtual trouxe e traz à vida de tantos e a sua própria vida.

Era preciso que o aluno, para  cumprir a tarefa exigida, adequasse suas idéias relativas ao tema ao gênero dissertativo, cobrado pela prova.
Bom tema de redação para os alunos antenados com o mundo virtual contemporâneo.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola