Começam hoje (3) as matrículas da chamada regular do SiSU 2017/1

Candidatos aprovados devem fazer o registro acadêmico até 8 de fevereiro.
Em 03/02/2017 00h01 , atualizado em 06/02/2017 16h49 Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: sisu
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As matrículas dos aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2017/1 começam nesta sexta-feira, 3 de fevereiro. Os convocados devem entregar efetivar o vínculo acadêmico com as instituições até o próximo dia 8. 

Confira o resultado SiSU ou participe da Lista de Espera

O Ministério da Educação (MEC) lista no site do SiSU a documentação obrigatória para a matrícula de cada modalidade de concorrência. O aprovado que ainda não conferiu o que é preciso para o seu registro, deve acessar a página e fazer o login para conferir quais documentos não podem faltar, já que a exigência muda de acordo com a categoria em que o estudante está.

Saiba com funciona o SiSU

Outra medida importante é consultar as páginas das universidades para conferir como elas organizam a matrícula dos aprovados no SiSU. Algumas instituições exigem um pré-cadastro nos portais para facilitar a localização dos dados do aluno no sistema na hora do registro acadêmico. Além disso, é comum a necessidade de imprimir e preencher formulários complementares que as universidades disponibilizam. 

É necessário que o participante fique atento se existe, ainda, um cronograma de matrícula por curso, já que algumas instituições dividem as graduações por dia. Quanto mais o candidato estiver preparado (com informações sobre horário, local e data, além da documentação completa), maior a agilidade no registro acadêmico. A ausência de algum documento obrigatório e que não seja apresentado até o fim do prazo resulta na perda da vaga. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Lista de Espera

Seguem até 10 de fevereiro as inscrições para a Lista de Espera do SiSU 2017/1. A participação é fácil, basta o candidato fazer seu login no site e manifestar interesse no espaço reservado para isso. As informações serão repassadas para as instituições e, a partir de 16/02, elas terão autonomia para fazer quantas convocações forem necessárias. 

Vale lembra que a responsabilidade pelo cronograma de chamadas da lista de espera do SiSU é das universidades e institutos federais. Por isso, o candidato que estiver concorrendo deve acompanhar diretamente nas páginas das instituições para saber quando serão as convocações e verificar se foi aprovado. 

SiSU

O SiSU divulgou sua chamada regular no fim da manhã da última segunda-feira (30). A primeira edição de 2017 ofereceu 238.397 vagas em 131 instituições públicas de ensino superior. Os cursos são totalmente gratuitos e exclusivos para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. 

O último balanço do MEC registrou 2.498.261 inscritos e 4.880.047 inscrições nesta edição, já que os candidatos puderam concorrer em dois cursos. No ano passado, 2.712.937 estudantes fizeram 5.275.613 cadastros nas graduações disponíveis. 

Por problemas técnicos, o SiSU 2017/1 contou com uma prorrogação no seu prazo de inscrição (de 27 para 29 de janeiro). Mesmo assim, a participação desta edição foi inferior ao mesmo período do ano passado.

Mais informações no Edital ou pelo 0800 616161.