Circuitos elétricos no Enem

Os circuitos elétricos são compostos por geradores, fios condutores e receptores elétricos. Questões sobre esse assunto são muito comuns no Enem.
Por Joab Silas da Silva Júnior

Os circuitos elétricos frequentemente aparecem no Enem
Os circuitos elétricos frequentemente aparecem no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os circuitos elétricos fazem parte do nosso cotidiano, como a parte elétrica de um veículo, aparelhos elétricos, parte elétrica residencial, entre outros inúmeros exemplos. Um circuito elétrico é formado por um gerador elétrico conectado por meio de fios condutores a aparelhos que utilizam a energia elétrica para transformá-la em outra modalidade de energia.

Resistores

Os resistores são elementos de circuitos elétricos capazes de transformar energia elétrica em calor, processo denominado de efeito Joule. A imagem a seguir mostra as possíveis representações de resistores em circuitos elétricos.

Existem diferentes formas de se inserir resistores em um circuito elétrico. As possíveis formas de associação de resistores em um circuito são:

  1. Associação em série: os resistores são colocados em fila. Dessa forma, eles apresentam a mesma corrente elétrica e ddp diferente.

  1. Associação em paralelo: os resistores são colocados uns sobre os outros de modo que todos são submetidos à mesma diferença de potencial, mas apresentam correntes elétricas diferentes. Aquele que possuir a maior corrente elétrica terá a menor resistência e vice-versa.

  1. Associação mista: A associação é chamada de mista quando em um mesmo circuito temos resistores associados em série e em paralelo.

Exemplos de questões sobre o tema no Enem

Questão 01 – (ENEM/2014) Um sistema de iluminação foi construído com um circuito de três lâmpadas iguais conectadas a um gerador (G) de tensão constante. Esse gerador possui uma chave que pode ser ligada nas posições A ou B.

Considerando o funcionamento do circuito dado, a lâmpada 1 brilhará mais quando a chave estiver na posição

a) B, pois a corrente será maior nesse caso.

b) B, pois a potência total será maior nesse caso.

c) A, pois a resistência equivalente será menor nesse caso.

d) B, pois o gerador fornecerá uma maior tensão nesse caso.

e) A, pois a potência dissipada pelo gerador será menor nesse caso.

RESPOSTA: LETRA “C”

O brilho de uma lâmpada está relacionado com a sua potência, que é a energia emanada da lâmpada em função do tempo. Ao ligar a chave na posição A, as lâmpadas 1 e 3 estão associadas em paralelo, assim, elas possuem a mesma ddp e a resistência equivalente é menor que aquela encontrada caso a associação fosse feita em série (chave na posição B). Como a resistência equivalente é menor, a lâmpada pode brilhar mais.

Questão 02 - (ENEM/2013) Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente. De acordo com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente está relacionado à rapidez com que:

a) o fluido elétrico se desloca no circuito.

b) as cargas negativas móveis atravessam o circuito.

c) a bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.

d) o campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.

e) as cargas positivas e negativas chocam-se no filamento da lâmpada.

RESPOSTA: LETRA “D”

Em qualquer tipo de associação, os aparelhos são ligados instantaneamente, pois o campo elétrico gerado pela diferença de potencial do gerador estabelece-se de forma instantânea em todos os pontos do circuito.

Assista às nossas videoaulas