Ciclos biogeoquímicos no Enem

Os ciclos biogeoquímicos, que garantem a circulação dos elementos químicos, são muito cobrados no Enem, principalmente os ciclos do carbono, nitrogênio e água.
Por Vanessa Sardinha dos Santos

O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico bastante abordado no Enem
O ciclo da água é um ciclo biogeoquímico bastante abordado no Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Os ciclos biogeoquímicos são sempre abordados em provas de Enem, com destaque para os ciclos do carbono, nitrogênio e água. Diante disso, separamos alguns conhecimentos essenciais para a realização da prova. Confira a seguir!

O que são ciclos biogeoquímicos?

Antes de falar dos ciclos do carbono, nitrogênio e água, devemos compreender o que é um ciclo biogeoquímico. Esses ciclos são assim chamados porque interagem com organismos vivos, a fonte dos elementos é terrestre, e os elementos são elementos químicos. Percebe-se, portanto, que, nesses ciclos, os componentes bióticos e abióticos estão intimamente entrelaçados.

Os ciclos biogeoquímicos podem ser definidos de maneira resumida como movimentos cíclicos realizados pelos elementos químicos que passam pelo ambiente geológico e também biológico. Esses ciclos garantem que o elemento esteja sempre disponível no ambiente, fazendo com que ele possa ser aproveitado pelos seres vivos.

  • Ciclo do Carbono

    O ciclo do carbono é muito importante para os seres vivos, pois esse elemento faz parte da composição de seu corpo. O ciclo do carbono é dito gasoso, uma vez que o elemento está depositado em maior quantidade na atmosfera e os elementos entram e saem da biosfera na forma gasosa.

    Nesse ciclo, observa-se a utilização de gás carbônico pelos seres vivos para a realização da fotossíntese e a incorporação do carbono às suas moléculas. Os animais que se alimentam desses produtores, então, absorvem o carbono. No processo de respiração e na decomposição de plantas e animais, o carbono é devolvido ao meio na forma de gás carbônico.

  • Ciclo do Nitrogênio

    O ciclo do nitrogênio também é dito um ciclo gasoso, como o do carbono. Esse ciclo destaca-se porque esse elemento aparece de maneira abundante na atmosfera, mas não pode ser captado pela maioria dos seres vivos. Apenas algumas bactérias e cianobactérias são capazes de retirar o nitrogênio atmosférico e utilizá-los. Algumas bactérias podem ainda disponibilizar o elemento no solo para as plantas e, consequentemente, para os animais por meio da cadeia alimentar.

  • Ciclo da Água

    O ciclo da água é, assim como os outros, essencial para a vida. Nesse ciclo, observa-se a formação de nuvens, graças à evaporação da água de rios, lagos e mares, e a evapotranspiração dos seres vivos. O vapor gerado nesses processos sobe até as camadas mais frias da atmosfera, onde se condensa e forma as nuvens. As nuvens carregadas caem na forma de chuva, neve ou granizo. A água, ao voltar para a superfície da terra, pode atingir lençóis freáticos, rios, lagos, mares ou ser utilizada pelos seres vivos.

Como os ciclos biogeoquímicos são abordados no Enem?

A seguir comentaremos algumas questões cobradas no Enem sobre ciclos biogeoquímicos. Veja:

(ENEM 2015) Na natureza a matéria é constantemente transformada por meio dos ciclos biogeoquímicos. Além do ciclo da água, existem os ciclos do carbono, do enxofre, do fósforo, do nitrogênio e do oxigênio.

O elemento que está presente em todos os ciclos nomeados é o

a) fósforo.

b) enxofre.

c) carbono.

d) oxigênio.

e) nitrogênio.

RESPOSTA: Letra D. O elemento que está presente em todos os ciclos citados é o oxigênio. No ciclo da água, por exemplo, o oxigênio aparece constituindo essa molécula. No ciclo do carbono, por sua vez, o oxigênio está formando, juntamente ao carbono, o gás carbônico. Também podemos citar o ciclo do nitrogênio, em que o oxigênio aparece na composição dos nitritos e nitratos.

(ENEM 2015) O nitrogênio é essencial para a vida, e o maior reservatório global desse elemento, na forma de N2, é a atmosfera. Os principais responsáveis por sua incorporação na matéria orgânica são micro-organismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas.

ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoquímicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado).

Animais garantem suas necessidades metabólicas desse elemento pela

a) absorção do gás nitrogênio pela respiração.

b) ingestão de moléculas de carboidratos vegetais.

c) incorporação de nitritos dissolvidos na água consumida.

d) transferência da matéria orgânica pelas cadeias.

e) protocooperação com micro-organismos fixadores de nitrogênio.

RESPOSTA: Letra D. Como o nitrogênio gasoso não pode ser absorvido pelos animais diretamente da atmosfera, eles conseguem esse importante nutriente por meio da alimentação.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os ciclos biogeoquímicos e sabe que se trata de um conteúdo muito cobrado no Enem, não se esqueça de incluir esse tema em seus estudos. Boa prova!

Assista às nossas videoaulas