Banca irá avaliar redações do Enem que receberem nota máxima

Decisão é uma reação à divulgação de redações nota 1.000 com erros de português.
Em 22/03/2013 18h32 , atualizado em 18/07/2022 10h38 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A divulgação de redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 que receberam nota máxima (1.000) mesmo contendo erros de gramática e concordância motivou o Ministério da Educação (MEC) a endurecer a forma de correção dos textos. A partir do Enem 2013, as redações que obtiverem nota máxima após avaliação dos dois corretores serão examinadas também por uma banca.

O critério de correção das redações já havia se tornado mais rigoroso no Enem 2012. No último exame, cada redação foi avaliada por dois corretores, que atribuíram uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências de avaliação. Um terceiro corretor foi acionado em casos em que houve diferença de 200 pontos entre as duas notas finais ou diferença de 80 pontos entre uma ou mais competências.

A banca composta por três corretores especialistas e presidida por um doutor era acionada apenas se o terceiro examinador não chegasse a um acordo com os outros dois. Com a mudança, essa banca passará a avaliar também as redações com nota 1.000, que no Enem do ano passado foram 2.084.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também afirmou que as redações com inserções consideradas "provocativas ou debochadas" vão tirar nota zero. Essa mudança também foi comentada pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questionado sobre o desempenho dos examinadores das redações do Enem, Aloizio Mercadante comentou que 394 corretores que trabalharam no último exame foram afastados e estão passando por um constante processo de avaliação.

Entenda o caso

No início desta semana, o jornal O Globo divulgou algumas redações com erros de português como "rasoável", "enchergar" e "trousse", além de erros de concordância, que obtiveram nota máxima (1.000) no Enem 2012. Também foi divulgada uma redação que continha receita de macarrão e recebeu nota 560.

No mês passado, um estudante publicou em sua página pessoal da rede social Facebook a versão digital da redação que escreveu no Enem. Ele incluiu, em meio aos argumentos sobre migração, o hino do Palmeiras. Ele recebeu a nota 500, metade da nota máxima. Acima da publicação, debochou: "O melhor do Enem é fazer uma redação com o hino do Palmeiras, e ainda tirar nota... UFA que eu já passei por essa fase. E desejo toda a sorte para quem está passando por ela. O Enem só me faz rir..."

Por Adriano Lesme
*com informações da Agência Brasil