Algarve, em Portugal, recebe candidaturas de participantes do Enem

Inscrições serão aceitas até 22 de janeiro, no site da universidade. São oferecidas 264 vagas.
Em 11/12/2015 15h00 , atualizado em 15/10/2021 17h31 Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade do Algave (UAlg), em Portugal, está com a primeira fase de candidaturas aberta para brasileiros. O ingresso é para o ano letivo de 2016/2017 e será feito com base na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro. 

Faça sua candidatura

O candidato precisa ter a nota mínima de 500 pontos na Redação e 475 em cada uma das demais áreas de conhecimento, compostas pelas provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

O concorrente precisa anexar à inscrição uma cópia simples do passaporte ou documento de identificação; declaração de que possui todas as condições necessárias e comprovante/certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente. 

Oportunidades

Algarve oferece para estudantes estrangeiros 264 vagas distribuídas em 42 cursos, número que pode ser alterado a critério da universidade. As oportunidades são para as áreas de Artes, Comunicação e Patrimônio; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias. As graduações são divididas em Licenciatura e Mestrados Integrados. 

Confira quais as vagas por curso

Os concorrentes que forem selecionados com as melhores notas terão redução na anuidade. O valor para as maiores colocações é de 1,1 mil Euros, o equivalente a R$ 4.686,22 (cotação do dia 11 de dezembro). Para os demais, o investimento varia entre 2 mil e 3,5 mil Euros, os quais podem ser pagos em até oito parcelas. O preço por curso pode ser visto neste link.

Cronograma

A validação da primeira fase será feita entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro, período utilizado para análise da documentação. O resultado será publicado em 10 do mesmo mês, cujas matrículas serão entre os dias 11 e 26 seguintes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A segunda etapa de candidaturas será aberta em 1º de março, cujas inscrições serão recebidas até 15 de abril. O resultado desta fase será divulgado em 2 de maio. 

Uma terceira fase de candidaturas será realizada entre 6 de junho e 8 de julho. Os convocados serão conhecidos em 19 de julho e o registro acadêmico será recebido entre 20 do mesmo mês e 5 de agosto. 

A instituição

A Universidade do Algarve (UAlg) possui três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão, ambas localizadas em Portugal. A instituição aderiu ao Enem como forma de ingresso de brasileiros no ano de 2014, assim como a Universidade de Coimbra. 

Mais informações pelo telefone 00 351 289 800 117, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 - horário de Portugal, através do e-mail internacional@ualg.pt ou na página da Universidade do Algarve

Enem em Portugal

O Enem tornou-se a porta de entrada de estudantes brasileiros para 11 instituições portuguesas. As universidades de Coimbra e Algarve aderiram ao exame em 2014. Em 2015, o Inep firmou acordos com os institutos politécnicos de Coimbra, da Guarda, de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL), de Beja (IPBeja) e de Cávado e Ave (IPCA), além das universidades de Lisboa e Aveiro

Como usar o Enem em Portugal

Enem 2015

O Enem 2015 foi realizado em 24 e 25 de outubro. O resultado está previsto para a primeira semana de janeiro de 2016. O Exame é requisito para participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

Por Lorraine Vilela 


Relacionados

Como utilizar a nota do Enem para estudar em Portugal
Saiba como estudar em Portugal usando as notas do Enem. Ao todo, 51 instituições aderiram ao Enem.
Enem
Em Portugal, Politécnico do Porto também anuncia adesão ao Enem
O Instituto Politécnico do Porto (IPP) firmou o acordo com o Inep para selecionar estudantes brasileiros com a nota do Enem.
Notícias
Enem e Star Wars: MEC se inspira em saga para anunciar data do resultado
O MEC aproveitou a repercussão da estreia do filme Star Wars: o despertar da força para divulgar, em vídeo, a data do resultado do Enem 2015.
Notícias
Enem será aceito na Universidade da Madeira, em Portugal
A Universidade da Madeira (UMa), em Portugal, também vai usar as notas do Enem para ingresso de estudantes brasileiros.
Notícias
Instituição portuguesa adere ao Enem como forma de ingresso
Instituição portuguesa adere ao Enem como forma de ingresso. IPCA selecionará brasileiros com base nas notas do exame. Acordo foi firmado ontem (9).
Notícias
Instituto Politécnico de Portalegre, em Portugal, anuncia adesão ao Enem
Acordo entre o IPP e o Inep foi firmado nesta quinta-feira, 8 de outubro. Seleção acontece no mês de junho, mediante taxa de 20 euros.
Notícias
Quatro instituições portuguesas aderem ao Enem para ingresso de brasileiros
Mais quatro instituições portuguesas aderiram ao Enem para ingresso de brasileiros em 2016. Notas do exame serão a forma de seleção.
Notícias
Três novas instituições de Portugal aceitarão inscrições de brasileiros pelo Enem
O Enem passará a ser utilizado como critério de seleção de brasileiros em outras três instituições portuguesas mantidas pela Cespu.
Notícias