Topo
pesquisar
Em 11/12/2015 15h00, atualizado em 11/12/2015 15h04

Algarve, em Portugal, recebe candidaturas de participantes do Enem

Notícias

Inscrições serão aceitas até 22 de janeiro, no site da universidade. São oferecidas 264 vagas. Por Lorraine Vilela Campos
PUBLICIDADE

A Universidade do Algave (UAlg), em Portugal, está com a primeira fase de candidaturas aberta para brasileiros. O ingresso é para o ano letivo de 2016/2017 e será feito com base na pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições serão recebidas até o dia 22 de janeiro. 

Faça sua candidatura

O candidato precisa ter a nota mínima de 500 pontos na Redação e 475 em cada uma das demais áreas de conhecimento, compostas pelas provas objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. 

O concorrente precisa anexar à inscrição uma cópia simples do passaporte ou documento de identificação; declaração de que possui todas as condições necessárias e comprovante/certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente. 

Oportunidades

Algarve oferece para estudantes estrangeiros 264 vagas distribuídas em 42 cursos, número que pode ser alterado a critério da universidade. As oportunidades são para as áreas de Artes, Comunicação e Patrimônio; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias. As graduações são divididas em Licenciatura e Mestrados Integrados. 

Confira quais as vagas por curso

Os concorrentes que forem selecionados com as melhores notas terão redução na anuidade. O valor para as maiores colocações é de 1,1 mil Euros, o equivalente a R$ 4.686,22 (cotação do dia 11 de dezembro). Para os demais, o investimento varia entre 2 mil e 3,5 mil Euros, os quais podem ser pagos em até oito parcelas. O preço por curso pode ser visto neste link.

Cronograma

A validação da primeira fase será feita entre 25 de janeiro e 8 de fevereiro, período utilizado para análise da documentação. O resultado será publicado em 10 do mesmo mês, cujas matrículas serão entre os dias 11 e 26 seguintes. 

A segunda etapa de candidaturas será aberta em 1º de março, cujas inscrições serão recebidas até 15 de abril. O resultado desta fase será divulgado em 2 de maio. 

Uma terceira fase de candidaturas será realizada entre 6 de junho e 8 de julho. Os convocados serão conhecidos em 19 de julho e o registro acadêmico será recebido entre 20 do mesmo mês e 5 de agosto. 

A instituição

A Universidade do Algarve (UAlg) possui três unidades na cidade de Faro e uma em Portimão, ambas localizadas em Portugal. A instituição aderiu ao Enem como forma de ingresso de brasileiros no ano de 2014, assim como a Universidade de Coimbra. 

Mais informações pelo telefone 00 351 289 800 117, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30 - horário de Portugal, através do e-mail internacional@ualg.pt ou na página da Universidade do Algarve

Enem em Portugal

O Enem tornou-se a porta de entrada de estudantes brasileiros para 11 instituições portuguesas. As universidades de Coimbra e Algarve aderiram ao exame em 2014. Em 2015, o Inep firmou acordos com os institutos politécnicos de Coimbra, da Guarda, de Portalegre (IPP), do Porto (IPP), de Leiria (IPL), de Beja (IPBeja) e de Cávado e Ave (IPCA), além das universidades de Lisboa e Aveiro

Como usar o Enem em Portugal

Enem 2015

O Enem 2015 foi realizado em 24 e 25 de outubro. O resultado está previsto para a primeira semana de janeiro de 2016. O Exame é requisito para participação no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa Universidade Para Todos (ProUni). 

Por Lorraine Vilela 

BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola