Como funciona a prova do Enem

Saiba como é composto o exame e as características da prova
Estudantes em sala de aula fazendo prova
Prova do Enem é realizada no mês de novembro

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A prova do Enem funciona assim: os estudantes produzem uma redação e respondem questões objetivas de disciplinas do ensino médio. Com as notas do exame educacional, os participantes podem entrar no ensino superior.

Todos os anos, desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado em todo o Brasil. O número de inscritos varia conforme cada edição. Em 2022, foram quase 2,5 milhões de participantes.

Veja abaixo todas as informações sobre a prova do Enem:

Quando é realizada a prova?

A prova do Enem é aplicada no mês de novembro, em dois domingos consecutivos. No Enem 2023, as provas estão marcadas para os dias 5 e 12 de novembro.

Onde é realizado o Enem?

A prova do Enem é realizada nos locais informados no cartão de confirmação de inscrição, que costumam ser liberados no final de outubro ou cerca de 15 dias antes da aplicação das provas.

Qual o horário da prova do Enem?

As provas são aplicadas a partir das 13h30. O intervalo de 30 minutos entre a entrada em sala e o início do exame é para que todos os procedimentos de segurança sejam realizados corretamente. 

Os portões são abertos às 12h e fechados às 13h. Não existe prorrogação no horário de fechamento, portanto, atrasos não são tolerados. Apesar de parecer repetitivo o alerta para a pontualidade, muitos estudantes perdem o Enem por chegarem atrasados.

Tópicos deste artigo

Como é a prova do Enem?

A prova do Enem é composta da seguinte forma:

  • Uma redação dissertativa argumentativa;

  • 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação);

  • 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);

  • 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Física, Química e Biologia);

  • 45 questões objetivas de Matemática e suas Tecnologias.

O participante recebe um caderno de provas personalizado com seu nome em cada um dos dias São quatro modelos (cores) em cada dia. O material contém os textos e as questões, os quais podem ser rascunhados nas próprias folhas. As respostas definitivas devem ser assinaladas no cartão-resposta de leitura optica, apenas com caneta esferográfica de tinta preta. Rasuras anulam a alternativa do candidato. 

Como é a redação do Enem?

A proposta da redação e os textos de apoio são entregues ao participante no caderno de provas do segundo dia. Há nele um espaço para rascunho, mas é obrigatório que o estudante escreva o texto na folha de redação, a qual não possui identificação do aluno para uma correção imparcial. 

A redação do Enem deve obedecer a norma culta da Língua Portuguesa, explorar o tema proposto pelo Inep e trazer uma solução para a questão-problema levantada pelo órgão. De acordo com professores, muitos estudantes não apresentam a proposta de intervenção em seus textos e por isso tiram uma nota mais baixa, já que esta parte representa 20% da pontuação total. 

A folha de redação conta com 30 linhas. O estudante deve escrever um texto dissertativo-argumentativo de sete a 30 linhas. A presença do título não é obrigatória, por isso, a sua ausência não resulta em perda de pontuação. Por sua vez, redações com menos de sete linhas apresentam nota zero, assim como as que fugirem do tema. 

A nota da redação varia de 0 a 1.000. A pontuação leva em consideração as competências exigidas pelo Inep:

- Domínio da linguagem escrita formal;
- Compreensão da proposta da redação e aplicação dos conceitos de diferentes áreas no desenvolvimento do tema, obedecendo os limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
- Capacidade de seleção, organização, relacionamento e interpretação das informações, assim como argumentos de defesa do ponto de vista;
- Domínio dos mecanismos linguísticos necessários para se construir a argumentação;
- Elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os Direitos Humanos. 

Cada competência pode ter nota de zero a 200. A correção da redação do Enem é feita por dois corretores, mas caso haja desacordo nas observações, uma terceira pessoa corrige a redação. 

Tendo em vista que o segundo dia possui uma hora a mais por conta da redação, o estudante deve ficar atento ao tempo gasto com cada parte da prova. Uma boa maneira de treinar está na leitura e prática de provas anteriores. Aqui você confere as edições passadas do Enem e também as dicas para um bom desempenho da hora da redação