7 erros que você não pode cometer no Enem

Detalhes podem fazer a diferença entre uma boa nota no Enem e a desclassificação no exame
Por Silvia Tancredi

Deixar o celular ligado é um dos erros que você não pode cometer no Enem
Deixar o celular ligado é um dos erros que você não pode cometer no Enem
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Dois dias que podem mudar o seu futuro (para melhor!). Estamos falando do Enem, que, desde 2017, é realizado em dois domingos consecutivos. Se você se der bem nas provas, pode usar as notas para ingressar em uma instituição de ensino superior.

Fique atento! Todo cuidado é pouco nos dias que antecedem e durante as provas. Para ajudar você, estudante, a equipe do Brasil Escola listou sete erros que você não pode cometer de modo algum no Enem.

Confira!

Tópicos deste artigo

1– Não checar o local de prova

O acesso ao cartão de confirmação, com o endereço, prédio e sala onde serão aplicadas as provas, é liberado com antecedência. Então, assim que estiver com ele em mãos, você deve olhar com calma e cuidado onde fará o Enem. 

Caso você va fazer as provas em um local que não conhece, vale a pena olhar no mapa a melhor forma de chegar. Porém, o ideal mesmo é que visite o local antes das provas e saiba como se deslocará. Recomendamos ainda que saia de casa com bastante antecedência para evitar imprevistos. 

2– Não prestar atenção ao fuso horário

Sempre é importante lembrar que os portões dos locais de prova do Enem são fechados, pontualmente, às 13h, seguindo o horário de Brasília. Saiba que ninguém pode chegar atrasado ao Enem. Então, anote para não esquecer: os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h.

Em ano sem horário de verão, estes são os horários locais de fechamento dos portões:

Horário Enem
Horário local de fechamento dos portões do Enem

3 – Não se alimentar de forma correta

É fundamental que você tenha uma alimentação saudável e adequada para evitar contratempos, como ter fome ou sentir-se mal. Sugerimos que coma comidas leves, mas ao mesmo tempo nutritivas, para estar bem fisicamente e, portanto, ter energia para se dar bem nas provas. 

Não se esqueça de levar algo para comer durante o Enem. São provas longas e demoradas e é mais do que normal sentir fome e sede. Água, barrinha de cerais, chocolate e sanduíches naturais são boas pedidas.

4 – Esquecer do documento legível

A organização do Enem é clara: somente podem ser apresentados documentos em bom estado de conservação e cujas informações possam ser vistas de forma legível. Já pensou que terrível não poder entrar na sala porque seu documento não é o adequado?

Então, não deixe para separar esse item na última hora. Veja antes qual é o que se encaixa nas exigências do Enem e, de preferência, deixe-o perto da caneta para não esquecê-lo.

5 – Não levar a caneta correta

Atenção! As provas do Enem somente podem ser respondidas com caneta de tinta preta fabricada em material transparente. Então, compre ou separe este material agora mesmo. 

Se achar que é o caso, leve duas canetas, mas não esqueça que elas devem ser exatamente como exigidas pela organização. 

Caneta preta de tubo transparente é a única aceita no Enem

6 – Deixar o celular ligado

Caso leve o celular para o Enem, preste bastante atenção: antes de tudo, verifique se deixou algum alarme programado. Em seguida, você terá que desligar o aparelho e retirar a bateria.

Vale ressaltar que todas essas orientações estão no edital do Enem e, caso não as cumpra, você pode ser advertido pela organização do exame e ter sua prova anulada. 

7 – Não separar tempo suficiente para fazer a redação

A redação do Enem é uma das partes mais importantes. O tempo que você separar para produzir o texto pode fazer toda a diferença na hora da sua nota. Por isso, separe o tempo adequado para desenvolver sua linha de pensamento, escrever e revisar. Pelo menos 50 minutos.

Além do mais, você pode fazer o seu texto em uma folha de rascunho e, em seguida, passá-lo para a folha definitiva, com a melhor letra que puder fazer. O Brasil Escola aconselha: organize seu tempo para arrasar na produção da redação!

Assista às nossas videoaulas