Topo
pesquisar
Em 10/05/2016 12h44, atualizado em 10/05/2016 14h22

10 passos para se inscrever no Enem 2016

Notícias

Participantes precisam prestar atenção aos detalhes para não levar sustos antes das provas Por Wanja Borges
PUBLICIDADE

Considerado o maior exame educacional do país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciou ontem, 9 de maio, as inscrições para a edição 2016. O prazo acaba em apenas 10 dias, mas muitos estudantes ainda possuem dúvidas sobre o processo de inscrição. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola preparou um passo a passo sobre como se inscrever no Enem 2016 e dar mais um passo para ingresso no ensino superior. Confira:

Passo 1 – O candidato deve acessar o site de inscrição do Enem e informar número do seu CPF com 11 dígitos, sem pontos ou traços, e data de nascimento em formato dia, mês e ano com quatro dígitos. Ele também precisa clicar na figura que representa a palavra fornecida no desafio obrigatório. 

Passo 2 – Em seguida, o candidato será direcionado para um formulário, na qual deverá informar dados pessoais, endereço e meios de contato. As informações cadastradas junto ao CPF serão automaticamente preenchidas, a partir dos dados fornecidos pela Receita Federal. Vale ressaltar que a opção “cor ou raça”, no primeiro campo, pode ser usada para participação no sistema de cotas. Além disso, é preciso manter atualizados os números de telefone e endereço de e-mail.

Passo 3 – Chegou a hora de criar uma senha de acesso. Ela deve ter mínimo de 6 e máximo de 10 caracteres e poderá conter números e letras, inclusive com distinção de maiúsculas e minúsculas. Uma pergunta de segurança e uma resposta secreta também devem ser indicadas para proteger as informações de acessos não autorizados e facilitar a recuperação da senha, se necessário. A dica é criar uma senha de fácil memorização e arquivá-la em um local seguro.

Passo 4 – Nesta etapa, o candidato deve indicar se possui deficiência ou condição especial e/ou se possui necessidade de atendimento específico, a exemplo de gestantes, lactantes, idosos, classe hospitalar e guardador de sábado por convicção religiosa. Em caso afirmativo, ele será direcionado para outra página, onde deverá indicar as deficiências ou condições especiais que possui, além do motivo para o atendimento específico. Saiba mais aqui.

Passo 5 – Um formulário será exibido com todas as informações fornecidas para que o candidato confirme seus dados. Se constar algo errado, ele poderá voltar e providenciar as devidas correções. Caso contrário, basta seguir com o processo de inscrição. Vale lembrar, ainda, que serão permitidas alterações nos dados cadastrais durante o período de inscrição.

Passo 6 – Agora, o candidato deve optar entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira e a Unidade da Federação e o município onde realizará o Enem 2016 nos dias 5 e 6 de novembro. Uma nova janela de confirmação será exibida, mas essas opções também podem ser alteradas durante o período de inscrição.

Passo 7 – Nesta etapa, o estudante deve indicar sua situação de conclusão do ensino médio. Os que já concluíram os estudos, deverão informar também o ano de conclusão. Já os concluintes, devem informar tipo de escola, modalidade de ensino e a série em que estuda.

Passo 8 – Os candidatos que indicarem uma das três últimas opções, deverão marcar se desejam ou não utilizar a nota no Enem para obter certificado de conclusão do ensino médio. Em caso afirmativo, é preciso escolher, ainda, a Unidade da Federação e a instituição certificadora onde desejam obter o diploma. 

Passo 9 – Antes da inscrição ser concluída, o estudante deve responder o questionário socioeconômico com informações precisas sobre família, trabalho e estudos. Esta é a parte mais demorada do processo de inscrição, já que todas as questões devem ser respondidas obrigatoriamente. 

Passo 10 – No último passo, o candidato pode optar por gerar o boleto da taxa de R$ 68 ou por solicitar isenção. Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio em instituições públicas de ensino estão automaticamente isentos. Já os participantes de baixa renda poderão obter o benefício apenas mediante declaração de carência, marcando a segunda opção. Após a realização da inscrição, um link da “Hora do Enem” é exibido, caso o participante deseje se preparar para o Enem através do programa gratuito. 

Por Wanja Borges

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Enem Brasil Escola