10 dicas para caprichar na caligrafia da Redação do Enem

É preciso tomar alguns cuidados para evitar que a letra da redação fique ilegível. Por isso, separamos 10 dicas de caligrafia para o Enem!
Por Rafael Batista

Entre as técnicas usadas para melhorar a escrita, estão disciplina e prática.
Entre as técnicas usadas para melhorar a escrita, estão disciplina e prática.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A parte objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode até ser a mais extensa, mas não requer atenção na caligrafia dos estudantes, afinal, a resolução fica apenas no caderno de questões e não passa pela mão dos revisores. Em contrapartida, quando o assunto é a redação, a coisa fica séria, pois os corretores precisam entender o conteúdo do texto e, por isso, decifrar a letra do aluno.

Escrever o texto da redação pode colocar medo em alguns estudantes que consideram a própria letra feia, mas é preciso entender que há uma diferença grande entre letra feia e letra ilegível. O que conta para o corretor é que as palavras sejam de fácil compreensão, caso contrário, o texto pode ficar incompleto, pois não cabe a ele adivinhar o que está escrito.

Como melhorar a caligrafia?

Quem se prepara para exames como o Enem ou vestibulares já passou da fase de usar caderno de caligrafia, por isso, se há necessidade de melhorar a grafia, é possível usar outras técnicas. Pensando nisso, o Vestibular Brasil Escola separou algumas técnicas para ajudar na escrita. Com a ajuda da Professora Ednir Melo Barbosa, do Oficina do Estudante, listamos 10 dicas para melhorar a caligrafia:

1. Em primeiro lugar, é preciso disciplina para escrever, treinando sempre a caligrafia;

2. Sabe aquela letra estilosa que só você faz? Então, talvez só você a entenda. Por isso, escreva as letras de forma correta, fugindo dos vícios. Eles podem prejudicar a leitura;

3. Treine a escrita em folhas pautadas, respeitando espaços entre palavras e linhas;

4. Sempre que possível, peça para que alguém leia o que você escreveu, assim, é possível testar o nível de entendimento da sua letra;

5. Se tiver dificuldade em escrever letra cursiva, use letra de forma;

6. Treine a agilidade na escrita, pois, na hora da prova, o tempo pode ser um inimigo;

7. Prefira caneta ou lápis ao teclado do computador. Os vícios adquiridos na linguagem da web prejudicam não só a caligrafia, como também a qualidade o texto;

8. Não se preocupe com letras bonitas e bem desenhadas. O importante é que sejam facilmente decifradas;

9. Não tente consertar erros! Passe um risco e escreva a palavra novamente. As rasuras podem prejudicar muito a leitura;

10. É importante também dosar o tamanho da letra, pois as provas têm números mínimo e máximo de linhas a serem preenchidas.

É claro que o sucesso de sua redação depende também do conteúdo, por isso, esteja atento a possíveis temas, além de ter alguns cuidados com a língua portuguesa, evitando deslizes.