Como passar no vestibular e Enem sem cursinho

Traçar metas e ter foco estão entre as principais dicas para ser aprovado no vestibular sem a necessidade de um cursinho preparatório.
Por Rafael Batista

Estudar sozinho pode dar resultados
Estudar sozinho pode dar resultados
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Ser aprovado em vestibulares concorridos e conseguir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é uma tarefa fácil. Esses feitos exigem uma boa preparação que, às vezes, só é atingida por meio de um cursinho. Mas e quando não temos disponibilidade e dinheiro para fazer um curso preparatório?

Para o Professor Henrique Villares, do Colégio e Cursinho Oficina do Estudante, o importante é que exista um planejamento. O último ano do ensino médio é o momento ideal para definir as metas e começar a estudar. “É preciso dividir as matérias paulatinamente desde o começo do ano, não adianta estudar em cima da hora”, explica o professor.

Veja alguns passos para se programar e estudar para o vestibular e Enem sem cursinho:

1. Quando o aluno escolhe a carreira e a universidade que deseja cursar, fica mais fácil estabelecer um programa de estudo e concluir com sucesso a preparação para o vestibular ou Enem. Em alguns casos, o curso é bastante concorrido, o que vai exigir do estudante uma dedicação ainda maior.

2. Depois de traçar um objetivo, o estudante deve criar uma rotina, distribuindo as disciplinas ao longo da semana. Outra opção é separar o conteúdo, distinguindo entre os considerados mais fáceis e mais difíceis, possibilitando um equilíbrio entre as matérias.

Veja também: dicas para estudo diário

3. A grande desvantagem em não fazer um cursinho é a falta de um professor para cobrar resultado dos estudos. Por isso, é importante que, mesmo em casa, o aluno tenha disciplina e cumpra com todas as propostas de estudos previstas em todos os períodos.

4. Estando ainda no ensino médio, é primordial prestar atenção nas aulas e revisar todo o conteúdo em casa. Além disso, deve fazer parte da rotina a realização de exercícios de fixação, seja os propostos nas escolas, seja com base nas provas dos principais vestibulares e do Enem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conheça o Canal de Exercícios do Brasil Escola e revise conteúdos de todas as disciplinas

5. Outra dica que o Professor Henrique sugere é a realização de Simulados ao longo do ano. No Brasil Escola você pode consultar as provas e os gabaritos dos principais vestibulares e do Enem e testar seus conhecimentos com um Simulado.

6. O material didático usado na escola pode ajudar muito no estudo em casa, mas, sempre que possível, é bom procurar outros subsídios. No mercado estão disponíveis alguns materiais específicos que abordam conteúdos dos grandes vestibulares e do Enem. Neste aspecto, o Brasil Escola também é um grande aliado, com material de todas as disciplinas do ensino médio.

7. Inclua na rotina de estudos momentos de descanso, controlando o estresse e a ansiedade. Além de estar com conteúdo em dia, o estudante precisa ter saúde para realizar as provas.

8. É indispensável que o vestibulando cuide para ter uma alimentação saudável e dormir bem durante o tempo de estudos. A cultura de bons hábitos dão disposição e ajudam a melhorar a memória.

Tópicos deste artigo

Cuidados

Segundo o Professor Henrique Villares, algumas vantagens do cursinho o estudante não vai encontrar em casa: como a disciplina e a dedicação cobrada pelos professores, além da didática usada em sala. Por isso, é primordial manter foco e não se perder na rotina de casa.