Como criar uma rotina de estudos

Definir regras e horários na preparação diária para o Enem e vestibulares é importante.
Por Lorraine Vilela Campos

Definir uma rotina para os estudos ajuda na preparação para Enem e vestibulares
Definir uma rotina para os estudos ajuda na preparação para Enem e vestibulares
Crédito da Imagem: shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares vai além das aulas na escola, preparação que nem sempre é fácil sem a presença de um professor. Se você também tem dificuldade em se preparar para as provas sozinho(a), estabelecer uma rotina de estudos é algo importante.
 
Veja também: Saiba como montar um grupo de estudos para Enem e vestibulares

A rotina de estudos é uma forma de direcionar o dia a dia do estudante na preparação para as provas. Além disso, estabelecer regras e horários para as atividades traz disciplina para o aluno e contribui muito com o seu desempenho escolar. 

Quer saber como criar uma rotina de estudos? O Brasil Escola mostra para você como, confira!

Tópicos deste artigo

1 - Conheça a sua rotina

A rotina de estudos deve ser definida de acordo com a realidade de cada estudante. Não adianta estipular muitas horas para estudar durante à tarde se você tem outras atividades no mesmo horário. 

Coloque no papel todas as suas atividades diárias (aulas, trabalho, atividades físicas, cuidar da casa) e anote quanto tempo costuma gastar em cada. Depois, analise se é possível conciliar tudo o que você faz durante o dia, já que nem sempre dá para reduzir ou adaptar as tarefas diárias.

2 - Defina horários 

Uma rotina de estudos requer horários bem definidos para que o estudante se habitue à preparação diária. Estipule horários para começar a estudar, para as pausas necessárias (alongamento, lanche, descanso) e para o término do estudo diário. 

3 - Escolha um ambiente para estudar

Um ambiente para estudar deve ter boa iluminação, ser arejado, com o mínimo de barulho possível, longe de distrações e que dê ao estudante a possibilidade de ter todo o material necessário ao seu alcance. 

Escolha um cantinho em que a interferência de outras pessoas da casa seja menor. Além disso, tenha junto a você materiais como lápis, borracha, caneta, marca texto e papel para rascunho, por exemplo. 

4 - Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma ferramenta que auxilia muito o estudante. Separe a sua rotina pelos dias da semana e defina quais disciplinas ou atividades serão feitas em cada um deles. 

Veja: Aprenda a montar seu próprio cronograma de estudos

Se o seu cronograma tiver mais de uma disciplina por período do dia, marcar o tempo que dedicará a cada matéria é uma boa opção para se organizar e deixar a rotina de estudos balanceada, sem negligenciar nenhum assunto. 

5 - Encontre seu método de estudo

A forma de aprender, revisar e memorizar conteúdos pode variar de pessoa para pessoa. Alguns estudantes têm facilidade em ler e compreender o texto sem a necessidade de anotações, já outros precisam escrever o que foi lido para que possam entender melhor. Há também aqueles que assimilam melhor o conteúdo desenhando, como mapas mentais. 

Encontre a maneira de estudar que seja mais adequada ao seu estilo para que o aprendizado seja facilitado. Se você não encontrou a sua, vá testando as diferentes possibilidades até encontrar uma ou duas que lhe tragam maior confiança durante o estudo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

6 - Tenha disciplina

Disciplina é fundamental para que uma rotina de estudos seja cumprida da forma correta e dê bons resultados. Comece sempre a estudar no horário definido e não atrase por estar em casa estudando por conta própria. O mesmo vale para a hora de terminar o estudo diário: não prolongue as atividades desnecessariamente e evite se sobrecarregar.

Você determinou que na terça-feira vai estudar Matemática? Por mais que possa achar a matéria chata, não a troque por outra, siga firme nos estudos para que a
procrastinação não vire um hábito. 

7 - Use a internet a seu favor

A internet é uma aliada do estudante se utilizada de maneira correta. Dicas de estudo, textos de disciplinas escolares e simulado on-line podem ser acessados em sites como o Brasil Escola

Veja também: Use a internet a seu favor nos estudos

Uma outra ferramenta importante no estudo são as videoaulas. Assistir às aulas de professores de diferentes áreas do conhecimento sem sair de casa, podendo voltar o vídeo quando quiser e pausando sempre que necessário, é uma forma dinâmica para fixar o conhecimento. 

Uma dica para quem está se preparando para o Enem e vestibulares é consultar as provas anteriores e seus gabaritos. Conhecer o formato das seleções e a maneira como os conteúdos são cobrados auxilia no direcionamento dos estudos. 

8 - Faça pausas

Estudar horas sem parar pode gerar prejuízo ao invés de potencializar o aprendizado. Faça pausas para descansar; lembre-se de se alongar; faça pequenas refeições; mantenha-se hidratado. 

Veja também: A importância da atividade física para os estudos

Os momentos de pausa devem estar no cronograma diário de estudos citado no tópico anterior. É importante ter definido o tempo gasto para descansar. 

9 - Esclareça suas dúvidas

Dúvidas vão surgir durante o estudo, por isso, anote todas as perguntas que você tiver sobre o conteúdo estudado.

Você pode apresentar ao professor a dúvida anotada, pesquisar na internet textos sobre o assunto e também discutir o tema com os colegas de classe. Nunca deixe de procurar uma resposta para o questionamento que surgir durante o estudo só porque você está em casa. 

10 - Cuide da sua saúde física e mental

Saiba separar a hora de estudar e o momento de descansar. Ficar com a cara nos livros ou estudando na internet noite adentro não faz bem para a saúde, sobrecarregando o corpo e a mente. 

Veja também: Preparação física e mental para estudantes

É comum que estudantes em ano de vestibulares e Enem troquem o dia pela noite, prática muito perigosa e que pode causar efeito rebote. O sono da noite é reparador e a privação dele deixa o aluno desatento, dificulta o aprendizado e altera o humor, o que compromete o desempenho nas aulas, no estudo em casa e no momento das provas, além de interferir na saúde. 

Gostou das dicas? Siga sua rotina de estudos para que possa aproveitar ao máximo o tempo destinado a estudar, deixando o restante do dia (e da noite) para o lazer, atividades físicas e um sono tranquilo.