Como estudar fazendo simulados

Ao estudar fazendo simulados, estudante fica familiarizado com a prova do Enem e de vestibulares.
Por Rafael Batista

Estudar realizando simulados ajuda o estudante a aprender o conteúdo e se familiarizar com as provas.
Estudar realizando simulados ajuda o estudante a aprender o conteúdo e se familiarizar com as provas.
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular não precisa ser em uma rotina exaustiva. Desde que o estudante se programe, é possível revisar todos os conteúdos e ficar bem preparado para as provas.

Uma maneira simples de estudar é fazendo simulados. Muitas escolas e cursinhos adotam esse método e aplicam alguns simulados durante o ano, corrigindo e apontando as áreas em que o estudante tem mais dificuldade.

A forma mais tradicional de simulados é a versão impressa, geralmente adotada nas escolas. Como as provas dos grandes vestibulares e do Enem são impressas, esta modalidade de simulado aproxima o estudante da realidade que enfrentará no dia do exame.

Tópicos deste artigo

Como estudar

No momento de fazer o simulado, mesmo que não seja na escola, é importante que o estudante esteja atento a alguns detalhes:

- Escolha um lugar apropriado, pois um ambiente com muito barulho ou movimentação de pessoas, por exemplo, pode atrapalhar a concentração;

- Separe o material que vai usar para se adaptar às condições de provas. Evite itens que não podem ser usados nas provas: calculadora, régua, etc.;

- Não confira as respostas durante a resolução do simulado. Ter o gabarito pode atrapalhar na hora de analisar o desempenho;

- Observe se você consegue responder todas as questões dentro do tempo previsto de provas.

Simulados online

Com a presença constante dos estudantes na internet, os simulados online estão cada vez mais populares. Os conteúdos são variados: questões próprias, elaboradas por professores com base no conteúdo programático; questões dos vestibulares e Enem, retiradas de edições anteriores; entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esse tipo de simulado é bem vantajoso, pois o estudante pode escolher o conteúdo sobre o qual deseja responder. Escolher as áreas consideradas mais difíceis ajuda a aprimorar o aprendizado nas disciplinas com menos afinidade.

No Brasil Escola existem duas possibilidades de estudar com Simulados de forma gratuita: Enem e Vestibular. A primeira delas, que está disponível no site do Enem, é bem personalizada. O estudante pode, por exemplo, responder questões de uma área específica ou escolher um dia do Enem (o primeiro ou o segundo) para direcionar as perguntas.

Acesse o Simulado Enem do Brasil Escola

Outra facilidade do Simulado do Enem, no Brasil Escola, é criação de seu próprio simulado, selecionando a quantidade de questões por disciplinas, priorizando a área que desejar. Durante a resolução, o site disponibiliza um cronômetro, assim o estudante se familiariza também com o tempo da prova.

No caso do Simulado do Vestibular, a prova também pode ser montada, conforme o interesse do estudante. Esta ferramenta permite que as questões sejam filtradas por conteúdo, dentro de cada disciplina. Por exemplo, na prova de Biologia o estudante escolhe a quantidade de questões sobre Anatomia Humana, Bioquímica, Botânica, etc., e assim por diante.

Dica valiosa

A principal dica é dedicação. Ao fazer um simulado desses sem a supervisão de um professor, por exemplo, a tendência é não se dedicar como deveria. Por isso, mesmo fazendo o simulado pelo computador, simule as condições de provas, obedeça ao tempo e não use atalhos para obter respostas.

Não espere chegar os últimos dias antes das provas para estudar, antecipe os conteúdos e revise aos poucos os considerados mais difíceis.