Topo
pesquisar
Em 30/07/2009 12h37, atualizado em 30/07/2009 13h21

A importância da atividade física

Dicas

Por Wanessa de Almeida
PUBLICIDADE

Ano de vestibular é assim: as atenções devem estar pura e simplesmente voltadas para os estudos. Nada além disso. Então, tirar um tempo para jogar uma bolinha com os amigos ou então dar uma pulo na academia com as garotas está fora de questão, certo? Errado!

Caso você se enquadre no rol dos que pensam assim, muito cuidado. Não seria preciso nem citar aqui os problemas que o sedentarismo pode acarretar, já que vestibulando deveria estar “careca” de saber. Mas não custa nada repetir: obesidade, hipertensão, diabetes, problemas de coração, entre tantos outros. Então está na hora de reorganizar o seu dia e garantir um bom futuro, com uma vaga na universidade e uma vida mais saudável.

Fazer exercícios físicos regularmente pode ajudar e muito na hora de fixar o conteúdo. “Existem estudos que mostram que quem pratica atividade física tem uma capacidade maior de memória, reflexos mais apurados e maior concentração. Isso se deve ao fato de ter que aprender novas habilidades físicas, desenvolver essas capacidades”, alerta o professor de Educação Física, Márcio Atalla, formado pela Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, eles ajudam e muito a diminuir os níveis de estresse, comuns em quem está sob influência de períodos de grande tensão, como é o caso do pré-vestibular. Atalla esclarece que ao praticar exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, entre outros), com intensidade de leve a moderada, o corpo libera uma substância conhecida como beta-endorfina, que proporciona sensações de bem-estar e prazer.

Mudou de opinião né? A Organização Mundial de Saúde recomenda guardar pelos menos 30 minutos em cada cinco dias da semana para fazer exercícios físicos. Por isso, o primeiro passo é organizar seus horários para que a nova atividade não interfira negativamente no desempenho de seus estudos. Com jeitinho, você conseguirá fazer bem as duas coisas e manter sua saúde.

O ideal é buscar alguma forma de atividade que você gosta e lhe dá prazer. Nada de procurar algo entediante, afinal, o resultado pode ser justamente o contrário. “Os jogos coletivos são interessantes para os vestibulandos, pois desenvolvem bastante o lado cognitivo e social, além, é claro, do físico”, ressalta o professor. Caminhar ou pedalar no parque é também uma boa alternativa, afinal, mudar do ambiente fechado e abafado das salas de aulas e cursinho para o contato com a natureza ajuda a “esfriar a cabeça”.

Se você é daqueles que preferem a movimentação das academias, é indispensável fazer também exercícios prazerosos e alternar ergometria (esteira, bicicleta, etc.) com os de musculação (levantamento de peso). E nada de ficar se matando na busca por um corpo perfeito, já que a procura por atividades físicas durante a maratona pré-vestibular está relacionada à saúde e não à beleza. Escolha ainda um local perto de casa e, de preferência, onde conheça alguém, pois assim a chance de desistir é menor. Que tal chamar um amigo então?

Para quem está no ensino médio, o ideal é não deixar de lado as aulas de Educação Física oferecidas na escola. Por mais que sejam recreativas, elas ajudam a manter o bom condicionamento físico. “Além disso, essas aulas devem servir para conscientizar da importância da atividade física por toda a vida”, finaliza Atalla.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola