Topo
pesquisar
Em 30/03/2017 07h36, atualizado em 30/03/2017 10h46

10 dicas para passar no Vestibular do ITA

Dicas

Nem só de estudo vive o vestibulando do ITA. Lazer e descanso também são importantes no processo de preparação. Por Wanja Borges
Vestibular do ITA é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país
Vestibular do ITA é considerado um dos processos seletivos mais difíceis do país
PUBLICIDADE

Ao mesmo tempo em que é considerada a melhor faculdade de engenharia do Brasil, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também carrega a fama de ser um dos vestibulares mais difíceis do país. Isso se deve, principalmente, à profundidade e complexidade das suas questões, que abordam apenas cinco disciplinas, prioritariamente da área de exatas, diferente de outros processos seletivos. 

Não é atoa que, todos os anos, milhares de estudantes de diferentes regiões do país se sacrificam e vivem em função dos livros, aulas e estudos. O que muitos não sabem é que o equilíbrio também é fundamental nesta etapa. Com o objetivo de auxiliar esses vestibulandos, o Vestibular Brasil Escola conversou com calouros do ITA e relacionou as 10 principais dicas que podem ajudar a garantir a tão sonhada aprovação. Confira:

1. Estude (muito)

Aplicado em quatro dias, o Vestibular do ITA é composto por redação e questões objetivas e dissertativas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, o que o diferencia de grande parte das seleções para ingresso no ensino superior. Além do formato peculiar, o processo seletivo contempla determinados assuntos que não fazem parte dos programas comuns do Ensino Médio, por isso, o nível elevado de estudos é essencial.

2. Busque uma preparação específica

Para quem tem condições, uma boa alternativa é participar de cursinhos preparatórios voltados especificamente para o Vestibular do ITA. Além de focar e aprofundar nas cinco disciplinas cobradas na seleção e oferecer simulados já no padrão do Instituto, esse tipo de preparatório também conta com uma equipe de professores experientes e que conhecem muito bem o formato deste processo seletivo.

3. Aproveite a estrutura da sua escola e/ou cursinho

A biblioteca é um dos lugares preferidos dos vestibulandos por conta da tranquilidade e silêncio, que contribuem na manutenção do foco, e também pelo fácil acesso a um vasto acervo de livros e apostilas. Quando disponibilizadas pelas escolas e cursinhos, elas contam, ainda, com vantagens adicionais como, por exemplo, a economia de tempo com deslocamento. Além disso, grande parte dos estabelecimentos também oferece plantões de dúvidas e aulas de reforço, inclusive de redação, e suportes pedagógico e emocional.

4. Pratique atividades físicas

Atividade física
Atividades físicas podem minimizar os níveis de estresse e ansiedade

A prática de exercícios físicos traz benefícios não só para o corpo, mas também para a mente, o que pode contribuir significativamente para um melhor desempenho nos estudos. Mais do que exercitar músculos, exercita-se memória, raciocínio lógico e concentração. Outra vantagem é que as atividades físicas também são capazes de minimizar os níveis de ansiedade e estresse, quando o praticante opta por modalidades que lhe dão prazer.

5. Forme grupos de estudos

Os grupos de estudos também são ótimos aliados do processo de preparação para o vestibular. Ao mesmo tempo em que reúnem estudantes com o mesmo objetivo, eles agregam pessoas com diferentes conhecimentos, o que estimula a aprendizagem. Estudar em grupo também otimiza as discussões, revisão do conteúdo e esclarecimento de dúvidas, contribui para a troca de experiências e, ainda, é um suporte quando o cansaço bater.

6. Resolva provas anteriores e participe de simulados

A técnica de estudar a partir das provas anteriores do ITA é uma das mais adotadas por vestibulandos, tanto para se familiarizar com o conteúdo e conhecer o estilo da prova quanto para testar seus conhecimentos. No caso do Vestibular do ITA, ela é fundamental já que ajuda a conhecer o nível de dificuldade das questões, se habituar com o formato diferenciado adotado pelo Instituto e também aprender a administrar o tempo destinado para resolução das questões. O mesmo vale para simulados, que além de representar um verdadeiro vestibular, ainda concede a oportunidade do vestibulando ter a prova corrigida, inclusive com comentários sobre as resoluções das questões.

7. Descanse

A primeira dica é clara sobre a necessidade de estudar (e muito), contudo, o equilíbrio também é fundamental. De nada adianta dedicar todo o tempo aos estudos, sacrificar todas as saídas com amigos e não ter nenhum tipo de lazer ou tempo para relaxar. A falta de descanso pode resultar em um esgotamento físico e mental, que pode prejudicar diretamente o desempenho do vestibulando. Além de necessárias, as atividades de lazer também podem ser fundamentais para manter o rendimento dos estudos.

8. Estabeleça contato com os professores

Foto: Shutterstock

Recorra ao professor para pegar algumas dicas de estudos

Além de conhecimento, os professores também possuem uma vasta experiência em vestibulares, portanto, ninguém melhor para dar dicas de preparação, organização da rotina de estudos e até sobre aspectos comportamentais como, por exemplo, conselhos e técnicas para administrar a pressão, ansiedade, estresse e desgaste emocional. Também é importante aproveitar as aulas para esclarecer todas as possíveis dúvidas que surgirem e que muitas vezes podem atrapalhar no futuro.

9. Crie uma rotina de estudos

Estabelecer uma rotina é a melhor forma de equilibrar estudo, descanso e lazer e garantir bons resultados no vestibular. Isso porque, além de determinar horários para cada uma dessas áreas, o vestibulando consegue planejar e organizar melhor as matérias que deseja estudar, inclusive destinando mais tempo para as disciplinas que possui mais dificuldade, e reservar momentos para a resolução de provas antigas ou para treinar a redação. Também é interessante estabelecer metas, sejam semanais, quinzenais ou mensais, para estimular o interesse pelo estudo.

10. Acredite em você

Para os estudantes que acham que somente gênios garantem aprovação no ITA, essa dica é muito importante: a autoconfiança é fundamental nesse processo de preparação. Isso porque a dedicação, determinação e disciplina nos estudos é que vão determinar a qualidade do processo de aprendizagem. O estudante que se esforça e sabe que fez o seu melhor nos meses que antecedem o vestibular vão para as provas com muito mais tranquilidade e, consequentemente, garantem melhores desempenhos.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola