Laionel River

Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Meu nome é Laionel, tenho 22 anos e acabei de concluir o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, pela Unia-Anhanguera, em Santo André (SP). O curso foi legal, porém tivemos muitos problemas. Com a aquisição do Centro Universitário de Santo André pela Anhanguera Educacional, houve dispersão muito grande em relação aos funcionários, muitos professores doutores foram demitidos. Não que eu esteja desmerecendo, mas entraram professores menos qualificados.

Houve grande desmotivação, o coordenador do curso não nos dava atenção merecida, por fim foi demitido e posto outro em seu lugar Esse nos ajudou grandemente e verificou os problemas e anseios das turmas e tentou resolvê-los da melhor maneira possível. Descobriu que estavam faltando 360h na carga horária da grade curricular, então foi grande a correria para recuperarmos o tempo perdido. E menos de dois meses, tivemos que fazer mais duas disciplinas a distância e um projeto integrado multidisciplinar para que tenhamos direito ao diploma.

Meus colegas tiveram vários problemas com boletos errados e indevidos, não foi fácil. Entrei na universidade graças à bolsa de 100% que consegui pelo ProUni. Ingressei no curso de Tecnologia em Processos de Produção. No primeiro dia entrei na sala errada e fiquei assistindo a aula de desenho técnico, mas só fui perceber que estava na sala errada quando professor disse: “vocês que estão no terceiro ano de Engenharia, tem por obrigação saber ler estes desenhos” Fiquei vermelho, e no intervalo saí disfarçadamente e fui procurar a minha verdadeira turma.

Não me identifiquei com o curso e após um semestre cursado, tranquei a matricula, depois de seis meses longe da universidade resolvi tentar trocar a bolsa para outro curso e consegui trocar para Gestão Ambiental, qual me identifiquei muito, apesar das inúmeras dificuldades que passei por ser de baixa renda e não dispor de condições financeiras suficientes para comprar o material de estudo.

Na época não possuía computador em minha residência, mas tudo foi superado, e a vitória com esforço, muita luta, suor é mais saborosa! Ainda não fiz a colação de grau, está prevista para final de agosto*. Mal posso esperar, para levantar bem alto o canudo e espero que esse curso me dê muitos “frutos”, ainda não consegui trabalho na área, mas sei que tudo é questão de tempo e o conhecimento que eu adquiri é muito valioso, algo que ninguém pode me tomar.

Eu não parar por aqui, pretendo, ano que vem cursar o Técnico em Segurança do Trabalho e futuramente, Engenharia Ambiental. Recomendo a todos pois vale a pena estudar e a recompensa vem um dia, tenho plena certeza.

* O texto foi publicado no início de agosto de 2009.