Fernanda Badolati

Por Marla Rodrigues

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE
Da última vez que escrevi para o Brasil Escola, ainda estava prestando vestibular. Fui aprovada na Uerj (Jornalismo), Ufrj (Letras - português-árabe, que era minha segunda opção) e Unirio(Ciências Políticas).

Com o meu ingresso para a faculdade, tive que mudar de cidade, e voltar para o Rio de Janeiro. A readaptação é bem complicada. O que mais me incomoda é o fato de que em Miguel Pereira (RJ) eu podia ir a pé para todos os lugares ou de carona com amigos, ou mesmo de táxi, mas aqui é diferente: tenho que pegar transporte público (lotado) para chegar à universidade, que não é longe de onde moro, mas levo incomparavelmente mais tempo que levava para chegar à escola.

Quando prestei vestibular achava que iria escolher Jornalismo, mas acabei optando por Ciências Políticas na Unirio. Faculdade não é igual ao Ensino Médio e um dos motivos para isso é que, como já haviam me dito, a gente tem a impressão de que tudo passa mais rápido devido a existência de períodos e não de um ano letivo.

Já prestei a primeira prova e é muito diferente das avaliações que estava acostumada a fazer. Não dá para estudar de última hora, pensando que assim dava certo e vai dar certo agora, e que só dessa forma é que não se esquece a matéria. O conteúdo é bem maior, e se não começarmos a nos organizar com antecedência, fica difícil conseguir dar conta de tudo. Percebi isso quando comecei a me preparar poucos dias antes para uma prova (que acabou sendo adiada).

Estou gostando bastante do curso, embora exija muita leitura, e como vim de um outro ritmo, ritmo de vestibular, agora só penso em descansar, mas não posso. Às vezes dá um desânimo de ir à aula, ainda mais quando penso que vou demorar para chegar à faculdade muito mais que demorava para chegar à minha antiga escola..

Quando fiz vestibular, todos que já tinham passado por isso me diziam que era fácil entrar na faculdade, o difícil é sair dela. Jurei que nunca ia dizer essa frase, porque escutá-la era irritante. Mas já percebi que é a verdade!