Vestibular Cidadão

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) possui vários cursinhos comunitários que funcionam como projetos de extensão, sendo que um deles intitula-se como “Vestibular Cidadão”. Este pré-acadêmico existe há mais de 10 anos e foi criado por estudantes de Direito da instituição.

O Vestibular Cidadão é voltado para estudantes e ex-alunos de escolas públicas de Recife, além de ex-bolsistas oriundos de escolas particulares. As inscrições custam geralmente, R$ 10 e os selecionados recebem todo o material didático gratuitamente. Os estudantes ainda contam com acesso a uma biblioteca.

As aulas são realizadas de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h15 e, aos sábados, das 8h às 13h15, no Anexo II da Faculdade de Direito do Recife, localizado no mesmo prédio da Defensoria Pública. O curso é ministrado de forma voluntária por discentes de toda UFPE.

Funcionamento

As inscrições acontecem todo ano, em março. Os interessados deverão ter concluído ou estarem concluindo o Ensino Médio, além de apresentarem o comprovante de renda atualizado referente ao responsável pela família.

Nem todos os estudantes inscritos participam do cursinho preparatório para o vestibular. Há uma prova, e após o fim das inscrições, os melhores colocados ganham a vaga. Em 2016, o Vestibular Cidadão selecionou 180 alunos.

Nos últimos anos, o pré-acadêmico tem mantido a taxa de aprovação nos vestibulares da UFPE e da UPE (Universidade de Pernambuco) em mais de 70%.

Contato: Centro de Ciências Jurídicas – CCJ/UFPE; Praça Adolfo Cisne, s/n, Bairro Boa Vista, Recife/PE; Fone: (81) 2126-7875

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)