Universidade para Todos (UPT)

Cursinho gratuito oferece 15 mil vagas em 176 cidades para estudantes de escolas públicas
Por Lorraine Vilela Campos

Estudante do Universidade para Todos
Cursinho oferece vagas para estudantes de escolas públicas de 176 cidades da Bahia
Crédito da Imagem: Ascom SEC Bahia
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho Universidade Para Todos é um projeto totalmente gratuito do Governo do Estado da Bahia. As atividades são desenvolvidas em uma parceria com as universidades estaduais (UNEB, UESC, UESB e UEFS) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Inscrições UPT 2022: até 22 de abril

O Universidade Para Todos (UPT) é um projeto exclusivo para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais da Bahia (estudantes de colégios públicos federais não podem). Podem se inscrever os seguintes candidatos:

=> Aluno matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública e o restante do ensino médio em colégios públicos da Bahia;

=> Estudantes do 4º ano da Educação Profissional do ensino médio e que tenha feito o restante do ensino médio na rede pública da Bahia;

=> Egressos de colégios públicos que fizeram o ensino fundamental II e ensino médio na rede estadual ou municipal de ensino. 

=> Estudantes que obtiveram o certificado pelo Encceja ou Enem.

A oferta muda conforme o ano. Para 2022, por exemplo, o Universidade Para Todos reservou 15 mil vagas gratuitas para seus participantes. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já a seleção é feita com base nas notas obtidas nas disciplinas de Matemática e Português no último ano do ensino médio cursado. A informação é preenchida no ato da inscrição.

Tópicos deste artigo

Cursinho

O cursinho Universidade Para Todos tem 20 horas semais de aula. Suas atividades começam em maio e terminam em dezembro. O conteúdo é composto pelas disciplinas de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia.

As aulas são ministradas por estudantes de graduação das universidades parceiras, nos polos das 176 cidades da Bahia que recebem o projeto. O material didático é totalmente gratuito e é disponibilizado no site do cursinho para que seja feito o download. 

Universidade Para Todos

Endereço: polos localizados em 176 cidades da Bahia
Site: institucional.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos
Telefone: 0800 285 8000
E-mail: upt@educacao.ba.go.gov