Pré-Vestibular do POD

Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O último processo seletivo realizado foi em 2015 e o cursinho foi desativado no ano seguinte, sem previsões de quando deve voltar a funcionar.

O pré-vestibular é uma proposta do Programa de Oportunidades e Direitos (POP) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele é realizado desde 2011 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), por meio do Núcleo de Educação Inclusiva (Neif), com o objetivo de auxiliar estudantes de baixa renda e de escolas públicas do estado no acesso ao ensino superior. Inicialmente, chamava-se Universidade Já.

Anualmente, são oferecidas 2.000 vagas em 27 cidades gaúchas, com oferta maior em Porto Alegre e Santa Maria. Podem se inscrever egressos do ensino médio cursado em escolas públicas e estudantes do 3º ano do ensino médio, também cursado na rede pública de ensino. No caso de quem já concluiu o ensino médio, não pode estar matriculado em curso superior.

Entre as vagas oferecidas em cada cidade, 15% são reservadas para afrodescendentes e 5% para portadores de necessidades especiais e 5% para indígenas.

As inscrições para o processo seletivo são realizadas todos os anos no final de janeiro, de forma gratuita. Os interessados precisam preencher um formulário pela internet e entregar cópias de documentos pessoais, comprovantes de renda familiar e históricos escolares. Através da análise desses documentos é que a diretoria do cursinho seleciona os estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, no período noturno (das 19h às 22h30) na maioria das cidades. Em Porto Alegre há duas opções de turmas: vespertino, das 14h às 17h30; e noturno, das 19h às 22h30. Os professores do pré-vestibular não são voluntários, eles passam por um processo seletivo antes de serem contratados e recebem salário com carteira assinada como em qualquer outra escola.

O cursinho é inteiramente gratuito e o material didático é disponibilizado pela internet. O conteúdo é voltado para os vestibulares das universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS e de Santa Maria (UFSM), além do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que é critério único de seleção das universidades federais do Rio Grande (FURG) e do Pam´pa (UniPampa). 

Endereço da sede: Av. Borges de Medeiros nº 659, sala 501, Centro, CEP 90020-023, Porto Alegre/RS.
Páginawww.renapsi.org.br/pod
Facebookwww.facebook.com/agoravocePODeRS
Twitter
: @PV_POD
E-mail: selecao.pod@renapsi.org.br
Telefone: (51) 3084-8471