Projeto Universidade Aberta (PUA)

Cursinho pré-vestibular gratuito possui duas turmas em Belém, com aulas de segunda a sexta-feira no período da tarde.
Por Adriano Lesme

Aulas do PUA são realizadas no PET-Física, em Belém
Aulas do PUA são realizadas no PET-Física, em Belém
Crédito da Imagem: PUA UFPA
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A história do Projeto Universidade Aberta (PUA) começou em 2003, com aulas de Física e Matemática ministradas pelos bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Física (PET-Física) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo era, e continua sendo, oferecer um cursinho preparatório de qualidade para vestibulandos de baixa renda em Belém.

Em 2004, os PETs de Ciências Sociais e de Geografia se uniram ao projeto, que passou a ter aula também de Sociologia e Geografia. A partir do ano seguinte, o curso pré-vestibular começou a receber professores voluntários das demais disciplinas, propiciando aos estudantes aulas de todo o conteúdo presente nos vestibulares.

Tópicos deste artigo

Aulas

O curso é totalmente gratuito e suas aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h20, no Campus Básico da UFPA, no bairro Guamá, em Belém. Os estudantes do PUA recebem aulas expositivas de matemática, ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação.

Há duas turmas: Extensivo e Intensivo. No Extensivo, as aulas começam em fevereiro, enquanto no Intensivo, em agosto. Em ambas as turmas as aulas acabam na véspera das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A oferta é de cerca de 100 vagas para cada turma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inscrições

As inscrições para o processo seletivo do PUA são realizadas em janeiro e julho, Extensivo e Intensivo, respectivamente. Os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência, histórico escolar ou certificado de conclusão do ensino médio, ou declaração, ou, ainda, boletins do 1º, do 2º e do 3º ano, além de levar 2kg de alimento não perecível.

O ingresso no PUA ocorre por meio de uma prova de múltipla escolha, com dez questões de Matemática e dez questões de Língua Portuguesa. Os melhores classificados nas provas ficam com as vagas.

Projeto Universidade Aberta
Endereço: Laboratório de Física-Ensino (sala do PET-Física), Campus Básico da UFPA, bairro Guamá, Belém/PA
Sitehttps://petfisicaufpa.wixsite.com/petfisica
Telefone: (91) 3201-7888
Whatsapp: (91) 99916-6992 / 99828-2805 / 99355-4989 / 99318-4194