Projeto Jovens na Universidade

Cursinho gratuito de Toledo, no Paraná, prepara para o Enem e vestibulares.
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da Imagem: secretaria da juventude de toledo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Projeto Jovens na Universidade é uma iniciativa da Secretaria da Juventude da Prefeitura de Toledo, no Paraná. O preparatório para vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é gratuito e beneficia moradores da cidade com idade entre 15 e 29 anos. 

A oferta do projeto varia conforme o ano. Em 2017, por exemplo, foram 190 vagas, das quais 160 destinaram-se aos alunos de terceiro ano de escolas públicas e 30 para quem já concluiu os estudos ou é bolsista integral de colégio particular. 

Inscrição e Seleção

A forma de inscrição e seleção muda de acordo com a modalidade em que o candidato está inserido. Os que já terminaram os estudos e os bolsistas se inscrevem no Protocolo da Prefeitura. Nesta categoria, as vagas são preenchidas por ordem de cadastro. 

Já os estudantes do terceiro ano em escolas públicas, o que representa a maioria dos participantes, são indicados pelas próprias instituições de ensino. Nesta modalidade, o desempate é feito com base na assiduídade e pontualidade, maior média das duas primeiras séries do ensino médio e menor renda per capita (por pessoa). Independente da modalidade, o concorrente precisa ser morador da cidade de Toledo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

O Projeto Jovens na Universidade é realizado aos sábados, de manhã e à tarde, contando com intervalo para almoço. A refeição é oferecida pela Secretaria da Juventude. As aulas mudam de horário de acordo com o ano e são aplicadas no Centro da Juventude. 

As aulas são ministradas por professores de cursinhos especializados em preparação para vestibulares e Enem. Os profissionais são contratados por licitação, por isso a equipe pode mudar de um ano para ou outro. Eles dão aula sobre as matérias do ensino médio.

Projeto Jovens na Universidade
Endereço: Centro da Juventude Márcio Antonio Bombardelli, no Jardim Europa - Toledo/PR
Facebook: Página da Secretaria da Juventude de Toledo
Telefone: (45) 3378-5911