Programa Pré-Vestibular Cidadão

O Programa é uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Por Lorraine Vilela Campos

As aulas são gratuitas, com 240 vagas para cada ano
As aulas são gratuitas, com 240 vagas para cada ano
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 2002, o Programa Pré-Vestibular Cidadão é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Feira de Santana e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), na Bahia. O curso é oferecido de forma gratuita, possui turma anual e disponibiliza 240 vagas em cada edição.

O projeto visa atender estudantes de baixa renda do município, cujas famílias estão inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), e que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou que já tenham concluído os estudos e que desejam ingressar em uma universidade pública, seja por meio dos vestibulares tradicionais ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), preparando-os para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

A seleção é feita com base na análise dos dados socioeconômicos do candidato, junto a nota obtida nas provas que são aplicadas pelos organizadores. Para participar da seleção são exigidos dos estudantes os documentos pessoais acompanhados do Número de Identificação Social (NIS). 

Aulas

As aulas são ministradas por professores estagiários, que são alunos da UEFS, nas disciplinas de Biologia, História do Brasil, Espanhol, História geral, Física, Química, Gramática, Matemática, Geografia, Literatura e Redação. A metodologia conta com aulas extras e simulados, além de estudos interdisciplinares e de campo, com viagens aos pontos turísticos da Bahia e, também, exibição de filmes complementares. De acordo com a Diretoria do Departamento de Cidadania da Secretaria, a variedade oferecida pelo curso tem como objetivo a motivação dos estudantes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O curso é realizado em um local alugado, o qual apresenta um espaço físico composto por cinco salas climatizadas e com os equipamentos necessários. São disponibilizados, também, uniformes e material didático composto por apostilas. 

Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Social, o quantitativo de estudantes que passaram pelo Cursinho Cidadão e que foram aprovados em vestibulares de grandes universidades é satisfatório, o que contribui para a credibilidade do projeto. A atribuição ao bom desempenho está, também, no conceito pedagógico utilizado, na qualidade dos professores e na estrutura física. 

Informações:

- Endereço: Anexo da Igreja do Avivamento Bíblico, localizado na Avenida Senhor dos Passos nº 26, Feira de Santana – Bahia

- Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.