Cursinho da Prefeitura de Ribeirão Preto

Cursinho da Prefeitura de Ribeirão Preto prepara estudantes para o Enem e Vestibulares
Por Lorraine Vilela Campos

Aulas são ministradas das 19h às 22h50
Aulas são ministradas das 19h às 22h50
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Programa Educação e Oportunidade da Prefeitura de Ribeirão Preto foi instituído pela Lei Municipal Nº 12.265, de março de 2010. Trata-se de um cursinho pré-vestibular coordenado pela Secretaria de Assistência Social do município. 

O objetivo do cursinho é preparar estudantes de famílias de baixa renda e oriundos de escolas públicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares do Estado de São Paulo. Outra proposta do projeto é a inserção destes jovens no mercado de trabalho por meio da qualificação profissional através do ensino superior. 

A Lei que instituiu o pré-vestibular prevê, ainda, o apoio para a manutenção do estudante no cursinho, com o auxílio técnico, material e financeiro, feito pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio de sua Secretaria de Assistência Social. 

Inscrições

Podem participar estudantes do 3º ano do Ensino Médio ou que tenham concluído os estudos, ambos os casos na rede pública de ensino, que comprovem a sua situação socioeconômica de baixa renda. Além disso, o candidato deve residir a pelo menos dois anos em Ribeirão Preto. 

As inscrições são feitas sempre nos primeiros meses do ano, nos Centros de Referência de Assistência Social de Ribeirão Preto. O estudante deve apresentar, no ato da inscrição, cópia do comprovante de residência recente, em nome do aluno ou dos pais; CPF; RG; comprovante de matrícula no 3º ano do ensino médio ou certificado de conclusão do ensino médio; e o Boletim do Enem. 

A seleção é feita pela análise do Histórico Escolar, ou boletim do Enem, e do fator socioeconômico do candidato. São classificados os candidatos que obtiverem o melhor desempenho no ensino médio e a menor renda.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O número de vagas não é fixo, variando de 150 a 200. A concorrência é de três a quatro candidatos por vaga. Segundo informações da Secretaria de Assistência Social, entre os estudantes que ingressam no cursinho, aproximadamente 70% são aprovados em instituições de ensino superior. 

Aulas

O cursinho é ministrado por uma empresa de ensino contratada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Assistência Social. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h50, em três escolas municipais, localizadas nas regiões Central, Oeste e Norte de Ribeirão Preto. 

O conteúdo das aulas é composto por disciplinas do Ensino Médio. Bimestralmente, são aplicados simulados para os estudantes. 

Caso o estudante não consiga ingressar em nenhuma faculdade, é permitido a ele mais um ano no programa, desde que não haja abandono do cursinho ou que exista até 10% de faltas justificadas. 

Informações
Coordenação: Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto
Telefone: (16) 3611-6000
Blog do cursinho

Endereço dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS)

CRAS 1

Rua Marcondes Salgado, 253, Centro
Fone: (16) 3610-6495

CRAS 1.1 – Bonfim Paulista
Rua Major Francisco Gandra, s/nº
Fone: (16) 3972-1084

CRAS 2
Rua Virgílio Antonio Simionato, 315,
Fone: (16) 3974- 8005

CRAS 3
Rua André Rebouças, 1.390
Fone: (16) 3966-7280

CRAS 4
Rua Florinda Bordizan Sampaio, 300
Fone: (16) 3975-3418

CRAS 5
Avenida Oswaldo Aranha, 488
Fone: (16) 3964-0819