Cursinho UFMS

Cursinho prepara estudantes para os processos seletivos da UFMS
Por Miguel Souza

logo do cursinho ufms
logo do cursinho ufms
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho UFMS, antigo Pró-Enem, é um projeto da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Exporte (PROECE) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Seu objetivo é preparar jovens para o vestibular tradicional da UFMS e para o Programa de Avaliação Seriada Seletiva (PASSE). 

Com a volta dos processos seletivos da UFMS e o fim do uso do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como parte do vestibular tradicional, o Pró-Enem mudou de nome e passou por uma reestruturação para preparar os jovens para os vestibulares da universidade.

Podem participar jovens que finalizaram ou que estejam cursando o Ensino Médio, em escolas públicas ou privadas. Os estudantes que residirem nas cidades onde a UFMS possui campus têm prioridade nas vagas.

Tópicos deste artigo

Como se inscrever

As inscrições para o Cursinho UFMS geralmente começam em junho. Para se inscrever, basta acessar o site do cursinho e se cadastrar.

Apesar de as aulas serem gratuitas, o projeto cobra uma taxa de matrícula no valor de R$ 400. Os candidatos que possuem o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar a isenção dessa taxa. O cursinho disponibiliza 10% das vagas para candidatos do CadÚnico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As vagas do Cursinho UFMS são ocupadas em ordem de inscrição. Em 2022 foram 500 vagas, sendo 10% para candidatos de baixa renda (CadÚnico).

Aulas

O cursinho funciona no formato híbrido, com aulas online e presenciais, sendo possível optar apenas pelas aulas remotas. Os encontros presenciais acontecem às quartas-feiras, das 19h às 22h, mesmo horário das aulas a distância. Os alunos também contam com monitoria no período vespertino. 

Os professores do cursinho são estudantes, mestres e doutores da própria UFMS. As aulas são voltadas para o formato da banca responsável pelas provas do vestibular, a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec).

O Cursinho da UFMS inicia no segundo semestre e prossegue até as vésperas do Vestibular e Passe.

Site: UFMS
Facebook
Telefone: (67) 3345-7426