Prevupe

Cursinho gratuito da Universidade de Pernambuco prepara estudantes de escolas públicas para o Enem.
Por Adriano Lesme

Prevupe
Prevupe
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe) surgiu em 1999 com o nome de “Aluno de Escola Pública Rumo a Universidade”, quando atendeu cerca de 20 mil pessoas. No ano seguinte, o cursinho mudou o nome para Prevupe.

O projeto recebe recursos do Governo do Estado, por isso consegue atender a um grande número de estudantes. Somente em 2009 que os recursos não foram fornecidos. Naquele ano, apenas 1,2 mil alunos oriundos de convênios com prefeituras de Pernambuco foram atendidos.

Em 2010, o conteúdo do pré-vestibular foi adequado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que três universidades públicas de Pernambuco utilizam a avaliação nacional nos seus vestibulares: UFPE, UFRPE e Univasf. Também foram acrescentadas aulas de língua estrangeira (inglês e espanhol).

As inscrições do Prevupe são gratuitas e exclusivas para estudantes que cursaram ou que estão cursando o 3º ano do ensino médio em instituição pública. Egressos e concluintes do EJA, do programa Travessia e Normal Médio também podem se inscrever.

Geralmente, as inscrições abrem em maio. Atualmente, os estudantes são selecionados por ordem de inscrição, mas em anos anteriores era aplicada uma prova.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Aulas

Por ano, o Prevupe oferece cerca de 10 mil vagas em 45 polos presenciais distribuídos por 39 municípios do Estado de Pernambuco. No interior, as aulas acontecem nas próprias unidades da UPE. Já na capital, elas são ministradas em quatro escolas:

  • Escola Luiz Delgado
  • Escola Estadual Dom Vital
  • Escola Alberto Torres
  • Escola Santos Dumont

O cursinho funciona apenas nos finais de semana. Aos sábados, o horário da aula é das 7h40 às 17h20, e aos domingos, das 7h40 às 12h. Os alunos precisam ter presença em pelo menos 75% das aulas por mês.

Paralelamente ao Prevupe, são oferecidos cursos técnicos. Na hora da matrícula, cada aluno tem direito a se inscrever em duas opções, entre: Matemática Comercial Financeira; Redação Oficial; Qualidade no Atendimento; Português; Matemática Básica.

Contato: proec.prevupeselecao@upe.br; (81) 3033-7387/ 3125-7979 /7950 /7951.