Pré-Vestibular da Unioeste

Cursinho oferece 140 vagas anualmente para estudantes de baixa renda de Cascavel.
Por Gabriele Pires Alves

Pré-Vestibular da Unioeste
A cada ano são oferecidas duas turmas no campus Cascavel
Crédito da Imagem: Arte Pré-Vestibular Unioeste
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho gratuito é uma atividade do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, e recebe alunos carentes da rede pública que estejam cursando o 3º ano ou que sejam egressos.

O pré-vestibular foi criado no ano de 2007, sob a coordenação da professora doutora Aparecida Favoreto. Deste então, o programa busca instituir uma relação entre ensino, pesquisa e extensão: dar oportunidade àqueles que não têm condições financeiras de se preparar para o vestibular e proporcionar aos acadêmicos da instituição a prática de ensino.

Tópicos deste artigo

Aulas

As aulas são ministradas por acadêmicos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Química, Ciências Sociais, Engenharia e Filosofia. Os monitores, supervisionados por professores, produzem todo o material necessário para os encontros. O pré-vestibular trabalha com aulas expositivas e estudos dirigidos, o que estimula a leitura, reflexão e os estudos individuais.

O curso oferece, a cada ano, duas turmas com 140 vagas no período noturno no campus Cascavel, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h30 com intervalo de 20 minutos, e eventuamente aos sábados à tarde.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Seletiva

As inscrições geralmente ocorrem em fevereiro, com início das aulas em março. O processo seletivo envolve análise de renda através da documentação apresentada e uma entrevista. Para participar, os alunos têm que comprovar, mediante Histórico Escolar, que são oriundos da rede pública de ensino. E, por ser um curso voltado para jovens de baixa renda, devem apresentar comprovante de renda, além do RG, CPF e comprovante de residência.

Em 2009, o cursinho passou a atender alunos surdos e, em 2010, a contemplar estudantes com limitações visuais. Para estes últimos, o Programa de Educação Especial amplia as cópias ou envia os materiais por correio eletrônico, para estudarem com a ajuda de programas de computador para deficientes visuais, como o Dosvox.

As matrículas têm uma taxa de R$ 200, mas não há cobrança de mensalidades. O valor é utilizado nos materiais de apoio para os estudantes durante o período de aulas.

Telefone: (45) 3031-5679
Facebook
Site do cursinho