Topo
pesquisar
Em 26/08/2010 11h49, atualizado em 24/02/2017 12h16

Pré-Vestibular da Unioeste

Cursinhos comunitários

Por Gabriele Pires Alves
A cada ano são oferecidas duas turmas no campus Cascavel
A cada ano são oferecidas duas turmas no campus Cascavel
PUBLICIDADE

O cursinho gratuito é uma atividade do Núcleo de Estudos Interdisciplinares (NEI) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel, e recebe alunos carentes da rede pública que estejam cursando o 3º ano ou que sejam egressos.

O pré-vestibular foi criado no ano de 2007, sob a coordenação da professora doutora Aparecida Favoreto. Deste então, o programa busca instituir uma relação entre ensino, pesquisa e extensão: dar oportunidade àqueles que não têm condições financeiras de se preparar para o vestibular e proporcionar aos acadêmicos da instituição a prática de ensino.

As aulas são ministradas por acadêmicos dos cursos de Letras, Ciências Biológicas, Química, Ciências Sociais, Engenharia e Filosofia. Os monitores, supervisionados por professores, produzem todo o material necessário para os encontros. O pré-vestibular trabalha com aulas expositivas e estudos dirigidos, o que estimula a leitura, reflexão e os estudos individuais.

O curso oferece, a cada ano, duas turmas com 180 vagas no período noturno no campus Cascavel, com aulas de segunda a sexta-feira, das 19h20 às 22h40, e eventuamente aos sábados à tarde. Para participar, os alunos têm que comprovar, mediante Histórico Escolar, que são oriundos da rede pública de ensino. E, por ser um curso voltado para jovens de baixa renda, devem apresentar comprovante de renda, além do RG, CPF e comprovante de residência.

Em 2009, o cursinho passou a atender alunos surdos e, em 2010, a contemplar estudantes com limitações visuais. Para estes últimos, o Programa de Educação Especial amplia as cópias ou envia os materiais por correio eletrônico, para estudarem com a ajuda de programas de computador para deficientes visuais, como o Dosvox.

As inscrições geralmente ocorrem em fevereiro, com início das aulas em março. O processo seletivo envolve análise de renda através da documentação apresentada e uma entrevista. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3220-3219 ou no site do cursinho.

PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola