Pré-Vestibular Social (PVS) da Cecierj / Cederj

Cursinho gratuito prepara estudantes de baixa renda do Rio de Janeiro para o Enem e vestibulares.
Por Adriano Lesme

Locais onde o PVS atende estudantes
Locais onde o PVS atende estudantes
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório voltado para a comunidade que não tem condições de pagar por um curso particular. É gerenciado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado do Rio de Janeiro e pela Fundação Cecierj – Cederj. 

O curso, assim como o material didático, é totalmente gratuito. Atualmente, possui 40 polos presenciais em 31 municípios do Rio de Janeiro. Veja os endereços.

Criado em 2003, o PVS já atendeu mais de 100 mil estudantes de baixa renda do estado. Cerca de 1.000 estudantes do PVS são aprovados todos os anos em universidades públicas e particulares. Por ano, são oferecidas mais de 9 mil vagas no Extensivo e mais de 2 mil no Intensivo.

Tanto as turmas do Extensivo quanto as do Intensivo preparam estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do próprio Cederj.

Tópicos deste artigo

Aulas

Na maioria dos polos as aulas são realizadas aos sábados das 8h às 17h. Nas unidades Belford Roxo, Campo Grande e Central do Brasil as aulas são realizadas duas vezes por semana (segunda e quarta-feira ou terça e quinta-feira).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A partir de 2022, o PVS passou a contar com turmas on-line, por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

As disciplinas oferecidas tanto no Extensivo quanto no Intensivo são: Língua Portuguesa, Redação, Inglês, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História.

Inscrições

As inscrições para as turmas do Extensivo geralmente abrem em dezembro e, para o Intensivo, em abril. Por causa da pandemia de coronavírus, o calendário acadêmico ficou comprometido. Por isso, o ideal é que o estudante acompanhe a Cecierj nas redes sociais (veja abaixo).

Podem se inscrever apenas os estudantes que estão no último ano do ensino médio ou já concluíram os estudos. Há vagas reservadas para estudantes de escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro.

A seleção é feita com base nos documentos exigidos, que comprovam a carência e escolaridade do candidato.

Endereço: Rua Visconde de Niterói, 1.364, Mangueira – Rio de Janeiro/RJ (sede)
Telefone: 0800-2820636
e-mail: pvs@cecierj.edu.br

sitewww.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/

Instagram | Facebook | Twitter