PreUni Cajueiro - Na Trilha da Universidade

O cursinho prepara estudantes de Goiânia para o vestibular e busca a conscientização social.
Por Lorraine Vilela Campos

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Universitário Na Trilha da Universidade (Preuni) foi criado em 2013 pelo Centro de Juventude Cajueiro, em Goiânia. O projeto conta com apoio do Programa de Extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás) Proafro e dois grupos da Espanha, o Promenor e La Abuela. 

O objetivo do Preuni Cajueiro é preparar estudantes para a universidade, dando-lhes apoio didático-pedagógico para os vestibulares e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O projeto tem, ainda, a função de conscientizar a juventude sobre o papel do cidadão na sociedade.

O curso é voltado para jovens de baixa renda, priorizando estudantes negros. As inscrições são feitas anualmente, de forma presencial e gratuita, na sede do Cajueiro. A seleção envolve análise dos dados socioeconômicos informados pelos candidatos e dos questionários enviados por e-mail aos pré-selecionados. A maioria dos concorrentes é composta por mulheres negras, com renda inferior a dois salários-mínimos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. Os professores são voluntários e recebem apenas um auxílio para a locomoção até o local. O cursinho já foi ministrado nas dependências do Proafro da Puc-Goiás, em sua edição de 2014, mudando para a sede do Cajueiro no ano de 2015. 

No ano de 2014, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) firmou uma parceria com o Cajueiro, fornecendo o material didático gratuitamente. No entanto, os estudantes tiveram que contribuir financeiramente com o cursinho em 2015. 

O número de vagas é variável. Em 2014, foram oferecidas 50 vagas, ano no qual 324 candidatos participaram da seleção. Já em 2015 foram oferecidas 60 vagas. 

Informações

Endereço: Centro Cultural Cara Vídeo, Rua 83, nº 361, Setor Sul - Goiânia/GO
Blog: cajueirocerrado.blogspot.com.br
E-mail: liderjovem@cajueiro.org.br
Facebook: www.facebook.com/centrocajueiro