Topo
pesquisar
Em 29/03/2010 09h52, atualizado em 28/03/2014 11h35

PRÉ-UFMG

Cursinhos comunitários

Por Gabriele Pires Alves
PUBLICIDADE

Um grupo de universitários integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oriundos do ensino público, fundou em 1996 a Associação PRÉ-UFMG. Os estudantes conheciam de perto as dificuldades do acesso à universidade pública e lançaram o preparatório, a fim de proporcionar formação específica para o processo seletivo da Universidade Federal de Minas.

O baixo preço das mensalidades atraiu os estudantes para a instituição, instalada inicialmente no Edifício Dantes, no Centro de Belo Horizonte. O PRÉ-UFMG descentralizou-se anos mais tarde para oferecer maior conforto e estrutura aos seus alunos. As unidades Venda Nova, Viashopping e Rua São Paulo abrigam hoje, as aulas do cursinho.

O PRÉ-UFMG conta com um aparato físico que envolve salas para as seguintes finalidades: aula, monitoria, vídeo-aula, aulas de artes, apoio psicológico, cantina, C.E.I. - Centro de Estudos Integrados, biblioteca, sala de estudos e espaço de convivência para os alunos.

A solidificação do preparatório aconteceu graças à qualidade de ensino. O conhecimento profundo da UFMG e de seu vestibular, conjugado a um projeto pedagógico ousado e inovador, tecnologia aplicada ao ensino e muita disposição, garantiram a aprovação de mais de 9 mil alunos na Federal de Minas desde a criação do PRÉ-UFMG, além de milhares de convocações nas demais universidades e faculdades do estado.

O propósito do PRÉ-UFMG não é somente garantir índices expressivos de aprovação, ele tem por objetivo ser um polo irradiador de cultura e cidadania aos jovens. Para isso, conta com alguns projetos que beneficiam a comunidade local. São eles:

Projeto Universidade à Vista

Destinado a portadores de deficiência visual, conta com recursos de áudio e equipe de professores treinados, com o objetivo de prepará-los para as provas de vestibular.

Projeto Vale do Jequitinhonha

Atende aos alunos naturais da região, uma das mais pobres de Minas. Oferece condições de estudo, moradia e alimentação com o objetivo de que os beneficiados retornem à sua terra natal após a conclusão dos estudos, capacitados para intervir nos processos de mudança da realidade social da região.

Cursos comunitários

São parcerias formadas com associações comunitárias, igrejas, escolas e demais instituições de interesse educacional para a prática e acompanhamento de cursos pré-vestibulares em regiões carentes.

Gestão de Centro Comunitário

Atende cerca de 200 crianças, adolescentes e jovens com atividades de formação social, culturais e educacionais na região leste, em um dos maiores aglomerados de favelas de Belo Horizonte. Oferece aulas de balé, teatro, figurino, dança, flauta, percussão, grafite, axé, reforço escolar, oficinas de manicure e pedicure, arte em unhas, bordado, computação e português instrumental.

Reforço Escolar

Atendimento às crianças do 1º ciclo da vida escolar. Além do auxílio escolar, atuam fortemente nas questões ambientais e de saúde pública.

Para saber mais sobre o PRÉ-UFMG você pode entrar em contato pelo telefone (31) 3212-6807 ou acessar esta página.

  • Relacionados
PUBLICIDADE
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola