Prepara Trans

Projeto prepara, gratuitamente, transexuais, transgêneros e travestis para o Enem e outros vestibulares.
Por Wanja Borges

Prepara Trans ofereceu 25 vagas em sua primeira edição
Prepara Trans ofereceu 25 vagas em sua primeira edição
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Oferecer estudo gratuito às pessoas transexuais, transgêneras e travestis, através de um espaço inclusivo e acolhedor, e prepará-las para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares. Este é o objetivo do Cursinho Popular Prepara Trans, projeto goiano que tomou forma em abril de 2016, após meses de discussão e idealização.

Totalmente gratuito, o cursinho é organizado de forma autônoma e independente e sustentado por meio de doações de materiais e contribuições financeiras. Na primeira turma, foram ofertadas 25 vagas para transexuais, transgêneros e travestis, independente do grau de escolaridade e/ou renda.

Por outro lado, o projeto também atende lésbicas, gays, bissexuais e outros indivíduos que tiveram que abandonar os estudos por motivos socioeconômicos, de violência ou preconceito motivados por sexualidade e gênero, em casos de vagas remanescentes.

Inscrição e seleção

A pré-inscrição pode ser feita no primeiro semestre, pela internet, através do preenchimento de um formulário eletrônico. Além de dados pessoais, os candidatos devem informar identidade de gênero, orientação sexual, cor/raça e disponibilidade de horário para participar do cursinho. O procedimento também pode ser realizado presencialmente, mediante agendamento prévio. 

Vale ressaltar que os inscritos não passam por um processo seletivo. A confirmação de matrícula é feita através da presença nos encontros, preenchimento de um formulário sobre educação pessoal e conhecimento da Regulamentação de Funcionamento do projeto, que é apresentada no primeiro dia. Desta forma, as inscrições permanecem abertas até o preenchimento das vagas ofertadas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas e curso

As aulas são ministradas entre os meses de abril e novembro, de segunda a quinta-feira, das 19h20 às 21h20, e às sextas-feiras, das 18h30 às 21h20, em Goiânia, e abordam as disciplinas de Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Leitura e Produção Textual, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os docentes e monitores, que são voluntários, precisam preencher um formulário e participar de uma reunião do seu eixo de interesse para integrar o projeto. Atualmente, a equipe é composta por aproximadamente 25 educantes concluintes e/ou egressos de cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduação de diferentes instituições.

Além das aulas, os participantes contam com monitorias, oficinas, rodas de conversa, mesas redondas, debates políticos e outras atividades, inclusive sobre política, gênero, sexualidade, raça/etnia e outros temas. Materiais de papelaria (cadernos, canetas, lápis, borracha, xerox, dentre outros) também são ofertados sem qualquer custo.

Cursinho Prepara Trans
Endereço: Faculdade de Educação da UFG - Rua 235, Sala 113, Goiânia/GO
Facebook: https://www.facebook.com/preparatrans
E-mail: preparatrans@gmail.com
Telefone: (62) 99266-2958 / 98155-7884