Pré-Acadêmico Atitude

Pré-Acadêmico Atitude funcionou durante 11 anos, de 2005 a 2016.
Por Wanessa de Almeida

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As atividades do Pré-Acadêmico Atitude foram suspensas em 2017. No entanto, há outras opções de cursinhos comunitários em Pernambuco.

A iniciativa ainda é tímida, mas o objetivo final é promissor. Foi pensando em aumentar o índice de aprovação de estudantes de escolas públicas nas universidades públicas de Pernambuco que um grupo de estudantes da UFPE decidiu criar em 2005 o cursinho Pré-Acadêmico Atitude.

Inicialmente, as aulas eram ministradas em uma igreja do Jardim São Paulo, na capital, Recife. No ano seguinte, os universitários conseguiram registrar o pré-vestibular como projeto de extensão da instituição e passou a funcionar nas dependências da Escola Estadual Professor Trajano de Mendonça.

Em 2007, os mentores do cursinho conseguiram montar a Associação Estudos e Projeto Atitude, com o intuito de concorrer a editais a fim de colocar o projeto em prática com melhores condições financeiras. Os estudantes selecionados para o Pré-Acadêmico devem se credenciar na entidade e não precisam apgar nenhuma taxa.

O curso funciona aos sábados durante todo o dia e nas manhãs de domingo, cujas tardes são reservadas para atividades extras, marcadas esporadicamente pelos professores. “No momento só podemos atender uma turma de 50 alunos, em função da baixa disponibilidade de voluntários para ministrar as aulas. Inclusive, muitas vezes terminamos o ano com uma ou duas matérias faltando professor”, conta Marcela. Os professores, na maioria estudantes das universidades do estado, elaboram o material didático a partir de livros, apostilas e de material retirado da internet.

Para selecionar os estudantes que ingressaram no curso em 2013, a equipe do Pré-Acadêmico Atitude realizou uma prova objetiva com questões de português, matemática, história, geografia, biologia, física e química, além de avaliação socioeconômica e entrevista. Os interessados tiveram que pagar taxa de R$ 15 e doar um quilo de alimento não perecível.

Mais detalhes podem ser conseguidos pelo email projetoatitude@gmail.com ou pela página www.preacademicoatitude.wordpress.com.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)