Pré-Vestibular Social de Macaé

Pré-Vestibular Social de Macaé recebe inscrições nos meses de dezembro ou janeiro para mais de 300 vagas.
Por Wanja Borges

Cursinho é ofertado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação
Cursinho é ofertado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação
Crédito da Imagem: Ana Chaffin
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes que estão cursando o terceiro ano ou já concluíram o Ensino Médio, inclusive em escolas particulares, e que residem em Macaé, no Rio de Janeiro, podem recorrer ao Pré-Vestibular Social do município para se prepararem para o ingresso no ensino superior.

Além de promover a inclusão de estudantes que não têm condições de pagar um cursinho particular, o Pré-Vestibular Social de Macaé proporciona a revisão dos conteúdos ministrados no Ensino Médio e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares de todo o país, sem qualquer custo.

Ofertado pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, o cursinho também conta com a parceria da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Inscrições

Geralmente, as inscrições são abertas nos meses de dezembro ou janeiro e podem ser feitas das 8h às 12h e das 13h30 às 20h, no térreo da Cidade Universitária, que fica na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Na ocasião, os candidatos devem apresentar originais e cópias da identidade, CPF e comprovante de escolaridade, além de duas fotos 3x4. Uma declaração de trabalho também é cobrada dos que optarem pelo turno da noite, já que este período é destinado às pessoas que trabalham durante o dia.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cursinho

Anualmente, são oferecidas 360 vagas, sendo 120 para cada período. As aulas são ministradas nos turnos matutino (7h20 às 12h10), vespertino (13h20 às 18h) e noturno (18h20 às 22h20), na Cidade Universitária, que também abriga um campus da UFRJ, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

O cursinho é realizado entre os meses de fevereiro e dezembro e seu corpo docente é composto por um grupo especializado de professores da rede municipal. Para reforçar a grade, a disciplina de Atualidades foi incluída nos conteúdos abordados, com enfoque para as matérias de Filosofia e Sociologia. 

Antes de ingressar, os estudantes participam de palestras sobre vestibular e orientação vocacional. No decorrer do curso, eles passam por simulados nos padrões dos exames da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da FeMASS. 

Vale ressaltar que os alunos com cinco faltas injustificadas por mês têm a matrícula cancelada automaticamente, abrindo espaço para os candidatos da fila de espera. 

Pré-Vestibular Social de Macaé
Endereço
: Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros, Cidade Universitária, Macaé – Rio de Janeiro
Telefone: (22) 2791-9008
Site: www.macae.rj.gov.br