Pré-Vestibular Resgate Popular

Por Adriano Lesme

Pré-Vestibular Resgate Popular
Pré-Vestibular Resgate Popular
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Centro de Educação e Cultura Pré-Vestibular Resgate Popular surgiu em 2002, através da iniciativa de professores que atuavam em outras instituições de educação popular, em Porto Alegre. A ideia era e ainda é preparar estudantes de baixa renda para vestibulares de universidades públicas e promover o debate, organização política e mobilização social pela democratização do acesso, ampliação, gratuidade, qualidade e popularização do ensino superior.

Nos primeiros quatro anos, as aulas do cursinho aconteciam no Colégio Marista Rosário, em Porto Alegre, que cedeu gratuitamente duas salas de aula. Posteriormente, também durante quatro anos, o pré-vestibular funcionou na Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A partir de 2010, com o objetivo de atuar em uma região central de Porto Alegre para poder atender classes mais populares, o Pré-Vestibular Resgate Popular transferiu sua sede para a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da UFRGS. Atualmente, o cursinho atende por ano 45 estudantes de baixa renda, todos tendo concluído ou estando em fase de conclusão do ensino médio em escolas públicas ou Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O processo de seleção dos estudantes envolve análise da documentação e entrevista individual feita com o candidato no dia da inscrição, visando selecionar os alunos com menores rendas. As aulas iniciam em março e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h05.

Os alunos contribuem com um valor mensal de R$ 10, que é totalmente destinado à confecção do material didático utilizado no curso e eventuais despesas administrativas. Todos os professores, coordenadores e demais colaboradores do cursinho são voluntários, ou seja, não recebem pelo trabalho. Eles dedicam parte do seu tempo por acreditar no projeto.

A média de aprovação nos vestibulares das universidades públicas, principalmente no da UFRGS, é superior aos 50%, considerando os estudantes que não abandonaram o curso.

Telefone: (51) 8110-9483 – coordenador Bernardo De Carli
Site: www.resgatepopular.blogspot.com.br
E-mail: resgatepopular@gmail.com
Endereço: Fabico, Rua Ramiro Barcelos, 2705, Campus Saúde, Bairro Santana, Porto Alegre/RS