Pré-Vestibular Popular Alternativa

Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O projeto institucional de extensão universitária, Pré-Vestibular Popular Alternativa, foi desenvolvido no ano 2000 pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Anualmente ele disponibiliza 150 vagas para pessoas de baixa renda.

Por meio da preparação para os vestibulares, o cursinho visa o crescimento cultural, social, crítico e reflexivo do estudante. Podem se inscrever alunos que já concluíram, ou estão terminando, o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou como bolsistas em colégios particulares.

Duas etapas compõe a seleção dos inscritos: o recolhimento da documentação solicitada e uma entrevista. Visitas ao candidato também podem ser realizadas. Entre os critérios de classificação são consideradas a renda da família e a situação sociofamiliar da pessoa.

Estudantes da UFSM, que não precisam ser somente de cursos de licenciatura, ministram as aulas. Para eles, o cursinho comunitário é uma oportunidade de contato com a realidade social e de preparação didática, pedagógica e de metodologia de ensino. Profissionais já formados que queiram ser voluntários também podem participar.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As matérias oferecidas são as cobradas no vestibular da instituição. O Pré-Vestibular Popular Alternativa fica na sala 403 do 4º andar do Prédio de Apoio Didático-Comunitário da UFSM (antigo HUSM), localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1.750, em Santa Maria.

Durante a semana as aulas acontecem das 19h às 22h45 e aos sábados das 13h30 às 17h30. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (55) 3220-9212/ 8366/ 9613-3326, pelo site ou através dos e-mails pvalternativa@yahoo.com.br e alternativapvp@gmail.com.