Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga

As aulas são ministradas por alunos da UFRGS que atuam na condição de bolsista ou voluntário.
Por Rafael Batista

Pré-vestibular Esperança Popular
Pré-vestibular Esperança Popular
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com objetivo de facilitar o acesso de jovens de baixa renda ao ensino superior em instituições públicas, o Cursinho Pré-Vestibular Esperança Popular - Restinga é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS) em parceria com a comunidade de Restinga, em Porto Alegre. As atividades do cursinho começaram em 2006.

O Pré-vestibular Esperança Popular é uma experiência pioneira no bairro de Restinga. Ele oferece condições para que os estudantes tenham reais chances de aprovação em um vestibular, em especial o da UFRGS.

Podem participar do cursinho candidatos que já concluíram ou estão em fase de conclusão do ensino médio, ou que desejam obter certificado de ensino médio por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou que já estejam no ensino superior e deseja aprovação em um concurso público.

Inscrições

As inscrições são realizadas, pessoalmente, no início de cada ano e os candidatos devem apresentar a documentação prevista e pagar uma taxa no valor de R$ 10. O processo de classificação se dá através de entrevistas individuais que levam em conta critérios como renda, ter estudado em escola pública e residir em Restinga ou nas proximidades. Atualmente, são oferecidas 70 vagas para moradores de Restinga e região.

Aulas

Com início em março, as aulas seguem até as vésperas do Vestibular da UFRGS, geralmente em janeiro do ano seguinte. O cursinho acontece no turno da noite, das 19h às 22h10, de segunda a sexta-feira. Aos sábados acontecem algumas oficinas e outras atividades previamente programadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os alunos são divididos em duas turmas e são acompanhados por alunos da UFRGS que atuam como professores, na condição de bolsistas e voluntários. Para garantir a permanência no cursinho os estudantes matriculados devem ter frequência mínima de 80% do total de aulas.

O projeto já teve várias locações, mas desde 2015, por meio de uma parceria com a Associação Comunitária Ação Saúde e Lazer (Asala), o cursinho começou a ser ministrado na sede da instituição na Av. Nilo Wulff, 5.000, em Restinga Nova.

Taxas

Além do valor que deve ser pago no ato da inscrição, os matriculados precisam arcar com mensalidades no valor de R$ 25, que pode ser paga a vista ou em três vezes. Este valor serve para despesas com ajuda de custo para os professores que trabalham como voluntários.

Durante o curso, os alunos recebem apostilas referentes a todas as disciplinas do pré-vestibular. O material é gratuito e fornecido pela UFRGS. 

Pré-Vestibular Esperança Popular Restinga
Telefone: (51) 3308-2919
E-mail: cursinhorestinga@gmail.com
Blog | Facebook