Pré-Enem do IFPI

Aulas do Pré-Enem do IFPI acontecem gratuitamente no Campus Teresina Central, nos três turnos.
Por Wanja Borges

Projeto é realizado entre os meses de abril e outubro
Projeto é realizado entre os meses de abril e outubro
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Estudantes piauienses que concluíram e cursaram todo o Ensino Médio em escolas públicas e/ou filantrópicas podem recorrer ao Pré-Enem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) para se preparar para o maior exame educacional do país. 

O projeto é coordenado pelo Campus Teresina Central, por meio da Diretoria de Extensão/Coordenação de Extensão Comunitária, e aceita somente candidatos que não possuem ou estejam matriculados em curso de nível superior.

Em 2015, foram ofertadas 80 oportunidades para duas turmas. No ano seguinte, a oferta aumentou para 200 vagas em cinco turmas. Do total, 5% são reservadas para pessoas com necessidades especiais (PNE).

Inscrição e seleção

Geralmente, as inscrições são abertas nos meses de fevereiro ou março e podem ser feitas exclusivamente pela internet, mediante taxa de R$ 15. A instituição não oferece possibilidades de isenção total ou parcial.

Os inscritos passam por um teste seletivo, constituído por 20 questões de múltipla escolha de português e 10 de matemática. São classificados apenas os candidatos que acertarem 40% do total das questões e obtiverem nota diferente de zero em cada disciplina.

Resultado e matrícula

A lista de aprovados é divulgada, normalmente, em abril, nos murais do Campus Teresina Central e no site do IFPI. As matrículas acontecem poucos dias depois, na Diretoria de Extensão, situada na sala B-11, Prédio B.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na ocasião, os aprovados precisam apresentar uma foto 3x4 recente, ficha de identificação, e cópias da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço e Certificado e Histórico de conclusão do Ensino Médio. Em caso de vagas remanescentes, novas convocações são realizadas.

Aulas

O Projeto oferece, gratuitamente, aulas de Redação, Biologia, Língua Portuguesa, Geografia, Física, História, Matemática, Química e Inglês, além de material didático. Elas são ministradas entre os meses de abril e outubro, nos três turnos. Também são fornecidos, sem  materiais de estudo para os participantes.

A turma matutina acontece das 7h às 12h, enquanto a vespertina é das 13h às 18h. Já a noturna é realizada das 18h às 22h com aulas também aos sábados, das 13h às 18h. O certificado é concedido apenas para discentes que tiverem frequência mínima de 75% da carga horária do curso.

Pré-Enem IFPI
Endereço
: Praça da Liberdade, nº 1.597, Centro, Teresina/PI
E-mail: direx.catce@ifpi.edu.br
Telefone: (86) 3131-9437