Pré-Vestibular POP

Prefeitura de Porto Alegre oferece mil vagas em cursinho pré-vestibular gratuito.
Por Jessica Gonçalves Pereira

Cursinho de Porto Alegre prepara para vestibular e Enem
Cursinho de Porto Alegre prepara para vestibular e Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Pré-Vestibular e Enem Popular (POP) foi criado em 2012 por iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre. O projeto se concretizou por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), Secretaria Municipal da Educação (Smed), União Estadual dos Estudantes (UEE/RS) e o Centro dos Estudantes Universitários de Engenharia (Ceue). Oferece atualmente cerca de mil vagas. 

O antigo Pré-Vestibular da Ceue serviu de inspiração para a criação do POP e foi agregado ao novo projeto. O cursinho tem a intenção principal de oferecer aos estudantes de baixa renda o reforço escolar necessário para a disputa de vagas nas principais universidades do Estado, tanto pelo vestibular tradicional, quanto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro ano, o projeto ofereceu 300 vagas, mas hoje já possui mil postos disponíveis.

As aulas são gratuitas e destinadas a estudantes entre 15 e 29 anos que já tenham concluído ou estejam terminando o Ensino Médio em escolas públicas e que possuam renda familiar por pessoa de até R$ 1.235. O curso é ministrado nos três períodos e ocorre na Instituição Pão dos Pobres. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para participar os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição. Basta entregar a documentação comprobatória e a ficha de inscrição na Secretaria Municipal da Juventude e esperar a convocação, não há provas.

Apesar do pouco tempo de existência, o POP já apresenta boas estatísticas. Em 2012, 44% dos inscritos no Vestibular da UFRGS conseguiram aprovação. Já 70% dos alunos que fizeram o Enem alcançaram a média de 580 pontos, enquanto 27% chegaram a pontuar entre 601 e 760 pontos. Já no ano seguinte, 52,2% dos candidatos passaram no Vestibular da UFRGS, já a média no Enem ficou entre 650 e 750 pontos. 

Mais informações na Secretaria Municipal da Juventude pelos telefones listados nesta página.