Cursinho PEAC - UFRGS

Pré-vestibular PEAC oferece 180 vagas para estudantes de baixa renda de Porto Alegre e região.
Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho pré-vestibular PEAC (Projeto Educacional Alternativa Cidadã) é um extensivo oferecido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo principal é dar aos estudantes de baixa renda o reforço escolar necessário para a disputa de vagas nos principais vestibulares do Estado. 

O projeto surgiu do desmembramento do pré-vestibular Zumbi dos Palmares, que teve início no movimento negro de Porto Alegre, em 1995. A organização só se aliou à UFRGS em 2000, quando o Instituto de Física cedeu uma sala para atender a alta demanda de alunos que se encaixavam no critério socioeconômico e tinham interesse em participar. 

Desde então o cursinho tem obtido bons resultados. Em 2012, foram aprovados 72 alunos na UFRGS, tiveram ainda os selecionados em outras universidades públicas oe os que obtiveram bolsas do Prouni, mas estes não foram quantificados. 

O Extensivo, que não cobra mensalidades, possui 180 vagas, distribuídas em três turmas. Ao todo, 62 professores voluntários ministram as aulas, que são estudantes de graduação ou pós-graduação da UFRGS. As aulas são realizadas no Campus do Vale da universidade, das 18 às 22h. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além do pré-vestibular, o PEAC oferece o curso Pré-Enem e uma preparação para a prova de certificação do Enem. O estudante que quiser utilizar o material didático terá que arcar com cerca de R$ 270. 

Como participar 

As vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o ensino médio ou estejam no último ano e possuam baixo poder aquisitivo. Para tentar uma vaga o interessado deve preencher o formulário de inscrição e entregar a documentação comprobatória. A organização faz a avaliação socioeconômica, na qual cada candidato recebe nota de 1 a 36 pontos e a classificação se dá de forma decrescente. As seleções são feitas semestralmente. 

Mais informações

Endereço: Av. Bento Gonçalves, 9500, Prédio 43211, Salas de Aula da Letras/IFCH - Porto Alegre - RS
Blog do Cursinho: alternativacidada.blogspot.com.br
e-mail: peac@ufrgs.br