MedEnsina

Criado pelos estudantes do Curso de Medicina da USP, o cursinho é gratuito e oferece preparação para o Enem.
Por Rafael Batista

Curso de Extensão da Faculdade de Medicina da USP,
Curso de Extensão da Faculdade de Medicina da USP,
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Cursinho MedEnsina é um projeto de extensão da Universidade de São Paulo (USP), criado pelos alunos da Faculdade de Medicina, em 2002. O objetivo do cursinho, que é gratuito, é atender estudantes do último ano do ensino médio, ou que já concluíram os estudos, e não possuem condições de pagar um cursinho pré-vestibular particular.

Durante todo o ano, os estudantes que participam do Cursinho MedEnsina contam com aulas expositivas, com conteúdo específico para os principais vestibulares de São Paulo e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São oferecidas 270 vagas, distribuídas em quatro turmas, sendo 43% das vagas destinadas a autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e 4% para pessoas transgêneras.

Quem pode se inscrever: alunos de escola pública ou bolsistas em escolas particulares que tenham concluído ou irão concluir o ensino médio até o ano seguinte ao processo seletivo.

Tópicos deste artigo

Seleção

Os estudantes que desejam participar do cursinho devem estar atentos ao prazo de inscrição, que é aberto no final de cada ano. Há um limite de participações no processo seletivo, que permite 2.800 inscrições. Os interessados pagam uma taxa no valor de R$ 30.

São duas etapas de classificação, sendo a primeira uma prova de seleção, composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, com duração de até quatro horas. O conteúdo versa sobre as disciplinas ministradas no ensino médio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os 1.000 melhores colocados na prova teórica seguem para uma avaliação socioeconômica, com base nas informações prestadas pelo candidato. Nesta fase será necessário apresentar a documentação que comprove renda e gastos do grupo familiar.

Os selecionados na etapa socioeconômica passam ainda por uma entrevista presencial. Ao final, os 270 com as maiores pontuações são convocados para matrículas. 

Aulas

O cursinho MedEnsina é ministrado de segunda a sexta-feira, das 18h45 às 23h, nos anfiteatros da Faculdade de Medicina da USP, na cidade de São Paulo. Além das aulas durante a semana, os estudantes contam com simulados, plantões de dúvidas e reforço aos finais de semana.

Os professores são acadêmicos da USP que atuam na condição de voluntários. Trabalham no MedEnsina alunos dos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Terapia Ocupacional. O material didático é doado pelo Sistema Poliedro e disponibilizado sem custo para os estudantes.

Contato

Endereço: Faculdade de Medicina da USP, Rua Dr. Arnaldo, 455, Subsolo - São Paulo/SP
Site: medensina.com
Facebook: facebook.com/MedEnsina
Instagram: @medensina.oficial
E-mail: medensina@fm.usp.br
Telefone: (11) 3061-9292