Libras na Ciência

Cursinho social visa facilitar o acesso ao ensino superior para alunos surdos.
Por Dayse Luan

 Cursinho em Libras é ministrado na Zona Leste de São Paulo
Cursinho em Libras é ministrado na Zona Leste de São Paulo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Voltado para jovens com deficiência auditiva, o pré-vestibular gratuito Libras na Ciência foi criado pelo professor Rafael Dias Silva, que é diretor e coordenador da Incubadora Habits da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP), no campus USP Leste. A primeira turma do cursinho começou no segundo semestre de 2014.

O objetivo do Libras na Ciência é oferecer uma oportunidade para os surdos terem acesso ao ensino superior. Segundo Rafael, estimular esses jovens a continuarem os estudos e projetar uma vida acadêmica é importante e necessário, pois assim eles podem acreditar em suas potencialidades.

De acordo com Rafael Silva, outra meta do projeto é promover a discussão da necessidade de se incluir nos cursos de formação de professores uma carga horária que realmente prepare o profissional para o trabalho com alunos surdos. Isso normalmente só acontece com os intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Todas as aulas são ministradas diretamente na língua materna dos surdos, ou seja, a Libras. Isso é importante para manter o contato direto com as construções cognitivas do estudante, o que algumas vezes se perde através dos intérpretes.

Ensino

As aulas visam preparar os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular da USP, feito por meio da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Para 2015, estuda-se a possibilidade de incluir a preparação para as seleções das Universidades Estadual de Campinas (Unicamp) e Estadual Paulista (Unesp).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para participar deste cursinho, além de ser deficiente auditivo, é preciso ter estudado em escolas públicas. As aulas são aos sábados, das 10h às 16h, na Escola Estadual Dom João Maria Ogno, que fica na Rua Maria Carlota, nº 400, na Vila Matilde, próximo ao Metrô Vila Matilde, na zona leste de São Paulo. O espaço foi cedido como parte do programa Escola da Família.

Em todas as disciplinas as aulas são ministradas por professores habilitados em Libras e também há docentes surdos, pedagogos e ensino específico para a compreensão de gráficos, tabelas e para a produção de textos.

Seleção

Interessados em participar do cursinho precisam preencher, quando o prazo estiver aberto, uma ficha de inscrição e enviá-la via carta registrada ou Sedex, junto com a cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e de renda e exame médico que comprove a surdez, para o seguinte endereço:

Prof. Rafael Dias Silva (Libras)
Escola de Artes, Ciências e Humanidades EACH/USP (HABITS)
Av. Arlindo Béttio, 1000- Ermelino Matarazzo - sala T13
CEP: 03828-000 - São Paulo – SP

Se a quantidade de inscritos for maior que o número de vagas disponibilizadas é feito um sorteio. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail rafael.dias.silva@usp.br ou pelo facebook do Libras na Ciência.