Futuro Pré-Vestibular Alternativo

Cursinho popular de Uberlândia prepara estudantes para o Vestibular da UFU e o Enem
Por Lorraine Vilela Campos

Crédito da imagem: Futuro Pré-Vestibular Alternativo
Crédito da imagem: Futuro Pré-Vestibular Alternativo
Crédito da Imagem: Futuro Pré-Vestibular Alternativo
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Futuro Pré-Vestibular Alternativo é um cursinho comunitário que prepara estudantes para o Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

O projeto foi criado em 1999, em Uberlândia, para atender prioritariamente estudantes de escolas públicas da cidade. Ao longo de sua história, o processo seletivo da UFU passou por reformulações e o Enem se tornou importante porta de entrada para o ensino superior, o que remodelou a oferta do cursinho. 

Atualmente, o cursinho Futuro oferece 80 vagas para a turma do Pré-Vestibular Semestral (UFU) e 100 oportunidades para o Pré-Enem Anual. 

Tópicos deste artigo

Inscrições e Ingresso

As inscrições são feitas pela internet, geralmente em fevereiro. O edital com as orientações e regras é divulgado pela organização no instagram do cursinho:
@futuro_alternativo.

Não há prova de seleção ou sorteio para ingresso, o preenchimento das vagas disponíveis em cada edição é feito por ordem de inscrição. Podem se inscrever para o cursinho os estudantes com mais de 16 anos e que estejam matriculados no terceiro ano do ensino médio, assim como quem já terminou os estudos. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ex-alunos do cursinho Futuro que fizeram parte do projeto no ano anterior tem prioridade nas vagas, mas devem preencher o formulário de reserva de oportunidades para que possam usufruir do direito no momento do preenchimento da oferta. 

Taxa única

O cursinho Futuro tem a cobrança de taxa única de R$ 50 para os estudantes do Pré-Vestibular semestral (preparatório para UFU) e de R$ 100 para o Pré-Enem anual. Somente o valor do Pré- Enem pode ser parcelado em duas vezes. 

Aulas

Por causa da Covid-19, as aulas passaram a ser realizadas totalmente on-line. O cursinho é ministrado de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h35. 

As aulas começam em março e o fim muda de acordo com a modalidade do cursinho:

  • Pré-Enem (anual): aulas terminam na sexta-feira anterior ao segundo domingo de provas do Enem.
  • Pré-Vestibular (semestral): aulas acabam no dia que antecede o segundo dia de provas da UFU.

Futuro Pré-Vestibular Alternativo

Endereço: Rua José Rezende Dos Santos, 1010, Bairro Brasil - Uberlândia/MG.
E-mail: futuroprevest@gmail.com
Instagram: @futuro_alternativo
Facebook: Futuro Pré-Vestibular Alternativo