Pré-Vestibular em Ação

Com 15 anos de história, o Em Ação é considerado, hoje, o maior pré-vestibular gratuito do Estado.
Por Wanja Borges

Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Cursinho atende quase 400 estudantes por ano, em Curitiba e São José dos Pinhais
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado no ano 2000 por estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na sua maioria, o pré-vestibular “Em Ação” tem como objetivo a preparação gratuita de alunos de baixa renda para os principais vestibulares da Região Metropolitana de Curitiba e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2009, o projeto funciona com o apoio do Serviço Social da Indústria (SESI) do Paraná e atende, anualmente, mais de 300 estudantes. 

A iniciativa é voltada para candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o 3º ano do Ensino Médio, sendo a maior parte dos estudos em escola pública, e que não possuem condições de pagar um cursinho particular. Anualmente, cerca de 2,5 mil estudantes disputam as oportunidades oferecidas. Segundo os organizadores, o cursinho aprova mais de 40% dos candidatos atendidos em universidades públicas, além dos bolsistas integrais em instituições privadas.

Considerado o maior pré-vestibular gratuito do Estado, o cursinho funciona em Curitiba e em São José dos Pinhais, na Avenida Comendador Franco das Torres, nº 1.341 e na Avenida Rui Barbosa, nº 5.881, Afonso Pena, respectivamente. As aulas são ministradas aos sábados e domingos, das 8h às 20h. Os estudantes providenciam, apenas, o material didático, que é oferecido por preço de custo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Inscrição e seleção

Geralmente, as inscrições podem ser feitas nos meses de janeiro e fevereiro, mediante taxa de R$ 50 e doação de 1 kg de alimento não perecível, que é encaminhado para instituições de atividade social.  

O processo seletivo é dividido em duas etapas. A primeira é constituída por uma prova objetiva com 40 questões sobre Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, Português e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) mais Redação. Já a segunda consiste em uma entrevista socioeconômica. A matrícula custa R$ 60.

Pré-Vestibular Em Ação
Endereço: Voluntários da Pátria, nº 475, 6º andar, Conjunto 607, Centro, São José dos Pinhais/PR
Telefones: (41) 3023-4702 / 3013-1549.
Site: www.emacao.org.br
Facebook