Curso Pré-Universitário Popular UFSCurso

O UFSCurso é direcionado para o Enem, mas também trabalha atividades específicas com os vestibulandos.
Por Wanja Borges

Aulas são ministradas, gratuitamente, nos períodos matutino, vespertino e integral
Aulas são ministradas, gratuitamente, nos períodos matutino, vespertino e integral
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Com a proposta de beneficiar estudantes interessados em ingressar no ensino superior público e que atendam critérios de vulnerabilidade socioeconômica, alunos e professores do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Araras, criaram o Curso Pré-Universitário Popular (UFSCurso), em 1999.

O projeto é direcionado para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas também trabalha atividades específicas com os alunos que prestarão vestibulares nas principais instituições da região. Mantido, atualmente, em parceria com a Prefeitura de Araras, o pré-universitário oferece, gratuitamente, 240 vagas por ano, em três turmas. 

Tópicos deste artigo

Inscrições

O edital de seleção é publicado entre os meses de dezembro e fevereiro e as inscrições podem ser feitas no início do ano, na Casa da Cultura, situada na Praça Barão de Araras.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou cursar o 3º ano. Alunos da rede pública ou bolsistas integrais em escolas particulares têm preferência. 

Seleção

Além de preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico, os estudantes interessados no cursinho devem efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 20.

A seleção é constituída por uma prova de redação dissertativa-argumentativa e pela análise socioeconômica. 

Aulas

Após a divulgação do resultado, os aprovados são convocados, ainda, para a aula inaugural, cujo objetivo é apresentar a história, proposta e metodologia de ensino do projeto e integrar os estudantes selecionados.

As aulas acontecem nos períodos matutino, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h20; vespertino, às segundas, quartas e quintas, das 14h às 18h; e integral, aos sábados, das 8h às 17h.

Curso Pré-Universitário Popular UFSCurso
Endereço:
Rodovia Anhanguera, Km-174, Araras/SP
Site: http://ufscursocca-com-br.webnode.com
E-mail: ufscurso@gmail.com
Facebook: www.facebook.com/ufscurso.cca
Telefone: (19) 3543-7603