Curso Pré-Universitário 180º

O Pré-Universitário 180° é um dos cursos gratuitos ofertados pela Unesp como parte da sua política pública.
Por Wanja Borges

Pré-Universitário 180° é coordenado pela Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã
Pré-Universitário 180° é coordenado pela Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã
Crédito da Imagem: Curso Pré-Universitário 180º
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) mantém diversos cursos preparatórios gratuitos como parte da sua política pública. Um deles é o Curso Pré-Universitário 180°, projeto coordenado pela Faculdade de Ciências e Engenharia de Tupã, que contempla, anualmente, 108 estudantes do município e região.

Fundado em julho de 2004, o cursinho 180º é voltado para estudantes, preferencialmente de baixa renda, que concluíram ou concluirão o Ensino Médio no respectivo ano e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Geralmente, as inscrições ficam abertas nos meses de janeiro e fevereiro e podem ser feitas exclusivamente pela internet.

Tópicos deste artigo

Processo Seletivo

Os inscritos são submetidos a um processo seletivo composto por três etapas. A primeira conta com prova de conhecimentos gerais, constituída por 50 questões de múltipla escolha, e que corresponde a 50% da nota.

Os aprovados na prova de conhecimentos gerais passam por uma análise socioeconômica (25%), quando devem preencher uma ficha e comprovar as informações fornecidas por meio de documentação.

A terceira e última fase, que é a entrevista (25%), acontece no mesmo dia e na sequência da segunda etapa e considera histórico e trajetória familiar, estudantil, social e comunitária do candidato.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aulas

As aulas do Pré-Universitário 180° acontecem de março a dezembro, de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h40. Elas são ministradas nas dependências da Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp, que fica no Campus de Tupã, na Rua Domingos da Costa Lopes, 780, Jardim Itaipú, Tupã/SP.

As atividades específicas de revisão e de aplicação de simulados costumam ser agendadas para os sábados e/ou domingos.

Os conteúdos disciplinares são desenvolvidos por universitários bolsistas, denominados de tutores, e monitores voluntários. A coordenação aceita apenas estudantes de Administração ou Engenharia de Biossistemas, que preferencialmente não estejam cursando os dois últimos semestres do curso. Além disso, os conteúdos são segmentados pelas seguintes áreas de conhecimento:

Linguagens Código e suas Tecnologias: Literatura, Leituras Obrigatórias, Gramática, Redação I, Redação II, Inglês, Espanhol;

Ciências Humanas e suas Tecnologias: História Geral, História do Brasil, Geografia Geral, Geografia do Brasil, Filosofia, Sociologia, Atualidades;

Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química Geral, Físico Química, Química Orgânica, Biologia Celular, Biologia Animal, Biologia Botânica e Evolução, Física Mecânica, Física Óptica, Física Elétrica;

Matemática e suas Tecnologias: Álgebra I, Álgebra II, Geometria.

Curso Pré-Universitário 180°
Endereço: Faculdade de Ciências e Engenharia da Unesp - Câmpus de Tupã (Rua Domingos da Costa Lopes, 780, Jardim Itaipú, Tupã/SP)
E-mail: cursinho@tupa.unesp.br
Site: http://www.tupa.unesp.br/#!/cursinho180graus
Facebook: https://www.facebook.com/cursinho180/