Cursinhos Uneafro Brasil

Cursinho Uneafro é voltado para afrodescendentes de baixa renda que desejam fazer vestibular e Enem.
Por Dayse Luan

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A União de Núcleos de Educação Popular para Negros e Classe Trabalhadora (Uneafro Brasil) surgiu em 2009 e atua, entre outras áreas, com os cursinhos pré-vestibulares comunitários para jovens e adultos de baixa renda ou que desejam retomar os estudos.

A Uneafro é um movimento que se organiza em núcleos de atuação em diversas áreas, focando a superação das desigualdades, principalmente étnico-raciais que atingem, sobretudo, mulheres, jovens e negros. A maioria de seus fundadores são educadores populares, com experiência na área educacional e na formação de lideranças comunitárias.

O movimento possui 30 núcleos em diversas cidades do estado de São Paulo e em Salvador, Bahia, em Belford Roxo, Rio de Janeiro, e em Serra, no Espírito Santo. Cada núcleo oferece cerca de 50 vagas, o que totaliza 1.500 oportunidades, número que pode ser ampliado de acordo com a procura e disponibilidade de espaço.

Os núcleos funcionam em espaços cedidos gratuitamente, como escolas, creches, associações de moradores, universidades e sindicatos, o que acaba envolvendo a comunidade do entorno. Cada núcleo é batizado com o nome de um personagem da história que tenha se notabilizado pela luta contra as desigualdades sociais, o racismo e as diversas formas de discriminação. Alguns exemplos são: Carolina de Jesus, Luis Carlos Prestes, Milton Santos, Amélia Lima e Florestan Fernandes. O nome é escolhido pelos fundadores, com a participação de representantes das comunidades que receberão o cursinho.

Em São Paulo, os núcleos estão localizados em São Paulo (Zonas Leste, Oeste, Norte, Sul e Centro); ABC: São Bernardo, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires; Região do Alto Tietê: Poá, Itaquá, Mogi das Cruzes e Região Bragantina: Bragança, Atibaia, Piracaia, Itatiba, sempre em bairros periféricos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Pré-Vestibular

Os Pré-Vestibulares comunitários da Uneafro são preparatórios para os vestibulares, Enem e concursos públicos. Suas as aulas são focadas na aplicação e revisão de conteúdo das disciplinas do Ensino Médio. Eles desenvolvem ainda um conteúdo interdisciplinar que contempla assuntos da atualidade como política, economia e filosofia. Além disso, incluem o ensino da História e Cultura Africana e Afro-brasileira na grade curricular.

A mensalidade gira em torno de R$ 20, variando de acordo com a região. Os recursos são destinados ao custeio do transporte dos professores, compra de material de apoio e no complemento dos lanches comunitários.

As aulas ocorrem de acordo com a dinâmica de cada grupo e a disponibilidade do espaço. Elas são realizadas quase sempre aos sábados e, eventualmente, em dias de semana. 

Inscrições

Para se inscrever é recomendável que o estudante esteja cursando ou tenha concluído o Ensino Médio. As inscrições são feitas pelo site da Uneafro. As aulas estão previstas para começar na segunda semana de março e vão até dezembro.

O quadro de professores é composto por educadores das redes pública e privada de ensino, profissionais liberais, estudantes universitários, artistas, entre outros. Todos voluntários. A Uneafro sempre aceita novos colaboradores, para isso basta enviar um e-mail com os dados pessoais, telefone e área de atuação.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Uneafro, página no facebook, e-mail uneafrobrasil@gmail.com ou telefone (11) 3105-2516 - ramal 3.