Pré-vestibular Samora Machel

Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O cursinho Pré-vestibular Samora Machel, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já tem no nome a marca da inclusão. Inspirado no líder moçambicano Samora Machel, o curso, totalmente gratuito, foi criado para atender estudantes de baixa renda, afrodescendentes e moradores do entorno da Cidade Universitária que já concluíram ou cursam o Ensino Médio em escola pública. 

O projeto existe desde 2002 no Instituto de Química da UFRJ e foi criado com o programa “Políticas da Cor na Educação Brasileira”. Começou com 50 alunos, mas agora atende a 240 estudantes anualmente. Os professores são voluntários ou bolsistas de extensão que estudam em diferentes cursos da Universidade. 

A intenção principal é capacitar os alunos para o acesso ao ensino superior. Além disso, o cursinho também busca preparar o estudante como cidadão crítico e apoiar as permanências dele no curso superior. Para os voluntários e bolsistas, o projeto também serve de preparação para quem pretende atuar como professor/educador. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As aulas são realizadas no período noturno, das 18h30 às 21h30, na Cidade Universitária, Bloco A (Ilha do Fundão). As inscrições ocorrem geralmente em fevereiro e não possuem taxas.

Curso Pré-Vestibular Samora Machel da UFRJ
Endereço: Centro de Tecnologia, Bloco A, sala 632, Ilha do Fundão – UFRJ - RJ
E-mail: massena@iq.ufrj.br
Site: presamora.wix.com/samora 
Facebook