Cursinho Popular da Unesp Franca

Projeto de Extensão da Unesp oferece 300 vagas e conta com mais de 70 colaboradores.
Por Lorraine Vilela Campos

Cursinho gratuito oferece 300 vagas em Franca/SP
Cursinho gratuito oferece 300 vagas em Franca/SP
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 1997, o Cursinho Popular do Serviço de Extensão Universitária dos Alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Franca, tem como objetivo proporcionar aos estudantes de baixa renda da cidade a preparação para ingresso no ensino superior de forma gratuita. 

Inscrições

Podem participar os estudantes matriculados no terceiro ano do ensino médio ou que já tenham concluído os estudos. As inscrições são totalmente gratuitas e realizadas de forma presencial no início de cada ano, dentro do limite de 1.200 candidatos, no seguinte endereço:

Cursinho Popular da UNESP Franca – S.E.U.
Rua General Telles, nº 1003, Centro - Franca/SP

O cursinho dá a oportunidade de que o estudante escolha uma das opções de disputa no momento da inscrição, as quais são: ampla concorrência; autodeclarados negros ou pardos; ex-estudantes do projeto; transgêneros, transsexuais e travestis; moradores de assentamentos e comunidades quilombolas; funcionários ou filhos de servidores da Unesp. 

Seleção

A primeira etapa do processo seletivo é composto por uma prova de conhecimentos gerais, cujo caráter é eliminatório. O teste conta com 60 questões de múltipla escolha e interpretativas focadas no conteúdo do ensino médio. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com base na prova, a equipe seleciona 600 candidatos para a segunda etapa. A fase subsequente é composta pela avaliação socioeconômica dos documentos comprobatórios entregues pelos concorrentes. A seleção dos 300 aprovados e dos participantes da lista de espera é feita pelos integrantes do Programa de Educação Tutorial de Serviço Social (PET-SS) da Unesp Franca. 

O Cursinho

O Cursinho da Unesp Franca oferece 300 vagas gratuitas, sendo 150 para o período da manhã e outras 150 para o noturno. As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, em dois horários: das 7h20 às 12h20 e das 19h às 22h30.

A equipe do projeto é composta por mais de 70 pessoas, as quais dividem-se em professores, monitores, corretores de redação, secretários e demais colaboradores. Entre os coordenadores estão presentes os bolsistas do programa. 

Cursinho Unesp Franca

Endereço: Rua General Telles, nº 1003, Centro - Franca/SP
Telefones: (16) 3706-8989
Email: cursinhofranca@gmail.com
Blog: cursinhodaunesp-franca.blogspot.com.br
Facebook: www.facebook.com/seufranca
Instagram:
cursinho.franca