Cursinho Popular Pré-Vestibular da FAMEMA

Projeto de extensão da FAMEMA visa a inclusão social de estudantes e o preparo para vestibulares e Enem.
Por Lorraine Vilela Campos

logo cursinho popular famema
logo cursinho popular famema
Crédito da Imagem: Divulgação Cursinho Popular Famema
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Criado em 2004, o Cursinho Popular Pré-Vestibular da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) foi idealizado pelos estudantes de Medicina da instituição como projeto de extensão do Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (DACA). 

O projeto visa a inclusão social e preparo de estudantes de baixa renda para o ingresso em instituições públicas de ensino superior. Das oportunidades oferecidas, 1/3 é obrigatoriamente voltado para quem já concluiu o ensino médio.

Podem se inscrever os oriundos de escolas públicas ou bolsistas integrais da rede particular, desde que comprovem renda mensal familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo, tomando como referência a segunda faixa de piso salarial vigente no Estado de São Paulo. Os candidatos que cursaram ou cursam o terceiro ano do ensino médio em instituição particular com bolsa parcial também podem ser admitidos, desde que haja vagas remanescentes.

Tópicos deste artigo

Como participar

As inscrições são feitas pela internet, em formulário próprio, enquanto a documentação é entregue no dia da prova de seleção. Há uma cobrança de R$ 35 para participação. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geralmente, as inscrições abrem duas vezes ao ano, em janeiro e junho. São oferecidas cerca de 15 vagas em cada semestre, que são ocupadas pelos melhores classificados no processo seletivo.

O processo seletivo é constituído de análise socioeconômica da documentação apresentada e aplicação de uma prova. O teste contém 50 questões objetivas de múltipla escolha sobre as disciplinas de História, Geografia, Biologia, Química, Matemática, Física, Gramática, Literatura, Interpretação de Texto e Inglês.

As aulas começam em março, para o primeiro semestre, e em agosto, para o segundo.

Aulas

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h, e em alguns sábados, das 9h às 15h, por estudantes da FAMEMA. A equipe é formada por 60 voluntários, sendo 15 na coordenação, 25 professores e 20 plantonistas.

O projeto não possui financiamento nem patrocínio, dependendo de doações e cobrança de simulados para sua manutenção e compra de materiais para os estudantes. 

Cursinho Popular FAMEMA

Endereço: FAMEMA - Av. Monte Carmelo, N° 800, Fragata - Marília/SP. 
Telefone: (14) 3422-1858
Instagram do Cursinho
Facebook do Cursinho